Da redação
A tradicional Corrida Rural “Diniz Pollo” voltará a ser promovida neste ano. Exatos 1.085 dias após a interrupção em virtude da pandemia, a prefeitura realizará a 18ª edição da prova, conhecida como “São Silvestre Caipira”, no bairro dos Mirandas, no dia 18 de dezembro, um domingo.
O evento esportivo é realizado em conjunto entre a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o Grupo Lucemi e os grupos de corrida de rua tatuianos Contra Tempo Running, Sigma Runners, Sesi Running Tatuí, Box Tatuí, CEU Running, Evolution Running e Elite Runner.
A prova será disputada em percurso de cinco quilômetros e os atletas serão divididos nas categorias geral, masculina e feminina, e por faixas etárias, segmentadas da seguinte forma: até 24 anos de idade; de 25 a 34 anos; de 35 a 44; de 45 a 54; de 55 a 60; e acima de 61.
Até o dia 14 de dezembro, uma quarta-feira, os atletas interessados devem realizar inscrição através do site www.runnerbrasil.com.br, mediante pagamento de taxa de R$ 35. Há limite de 300 corredores inscritos.
Os inscritos receberão o kit de participação, composto pelo “número de peito” (de uso obrigatório), chip de cronometragem e suporte de hidratação, no percurso, e de frutas, na chegada. Serão distribuídas medalhas aos corredores e troféus somente aos cinco primeiros colocados na categoria geral e aos três primeiros nas faixas etárias.
Os itens do kit devem ser retirados antecipadamente na sede do Departamento Municipal de Esportes, situado na rua Santa Cruz, 1210, no dia 16 de dezembro, uma sexta-feira, das 13h às 17h, na véspera, das 8h às 12h, ou, ainda, no dia da corrida, das 6h às 7h30.
A medalha de participação só será entregue aos atletas que terminarem a prova dentro do tempo máximo estipulado pela organização. Os menores de 18 anos só poderão correr com autorização do responsável legal.
A equipe com o maior número de atletas inscritos também será premiada. Mais informações podem ser obtidas ou pelo telefone (15) 3251-4844.
A 17ª edição da Corrida Rural ocorreu no último domingo de 2019, 29 de dezembro. O evento contou com participação de 193 atletas de categorias masculinas, 127 nas femininas e 38 crianças, além de 80 corredores que não se inscreveram, totalizando a presença de 438 atletas.
Douglas Dalmatti Alves de Lima, o Buko, diretor do DME, mostrou-se satisfeito com o retorno das corridas e demais atividades esportivas após a pandemia. Segundo ele, a volta da Corrida Rural é importante para fomentar o esporte no município.
Tradicionalmente, até 2017, a prova sempre acontecia no dia 31 de dezembro – assim como a renomada Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. No entanto, após reuniões entre o departamento e as equipes de corrida de rua, a prova foi antecipada nas duas últimas edições.
Buko explicou que a mudança foi necessária porque, segundo ele, a meta dos atletas das equipes locais é participar da São Silvestre na capital do estado, dificultando a presença em duas corridas na mesma data.
A partir disso, o DME e as equipes de corrida combinaram de promover a Corrida Rural no último domingo do ano, sem conflito de datas, assim como ocorreu nas edições de 2018 e 2019.
No entanto, neste ano, o último domingo será no dia 25 de dezembro, data em que é celebrado o Natal. Por conta disso, a prova foi antecipada para o penúltimo domingo de 2022. Desta forma, os corredores podem participar das “São Silvestres” de Tatuí e de São Paulo, além de estarem livres no Natal.