Prefeitura adota software para aperfeiçoar serviços públicos

Sistema também informa cidadão sobre vencimento de contas

Aplicativo passa a informar o cidadão sobre o vencimento de contas e ações
Da reportagem

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, aderiu ao software “Gove” de “enriquecimento cadastral e comunicação multicanal com contribuintes”.

De acordo com o secretário da pasta, Aniz Eduardo Boneder Amadei, a ferramenta digital tem o intuito de aumentar a eficiência na arrecadação tributária municipal. “Este é mais um passo dado pela gestão municipal em prol da transformação digital dos serviços ofertados para a população”, sustentou.

“O sistema já está implantado e, na atual fase, serão iniciadas as comunicações por meios de canais como e-mail, WhatsApp e SMS”, destacou.

“A prefeitura reconhece que, para conseguir ofertar melhores serviços públicos aos cidadãos, é necessário evoluir digitalmente. Várias iniciativas estão sendo discutidas e implementadas em diversos setores”, explicou.

Para ele, os avanços tecnológicos possibilitam a prestação de um “serviço mais eficiente e aproximam o poder público do contribuinte”. “A proposta da ferramenta Gove vem a acrescentar na estratégia de gestão eficiente, deixando as coisas mais objetivas e claras”, afirmou.

Amadei detalhou o funcionamento do Gove. Ele permite integrar bancos de dados de diversas secretarias e órgãos, respeitadas as normas legais, e possibilita “enriquecer” os cadastros imobiliário e mobiliário municipal.

As mensagens podem ser com o intuito de comunicar sobre as ações da secretaria, lembretes de pagamentos de tributos e notificações, caso haja algum débito em aberto com a prefeitura. “Em geral, empresas privadas, como as empresas de telefonia, já fazem uso de tecnologias similares”, salientou.

Para ele, por conta do dia a dia, as pessoas, às vezes, acabam esquecendo de pagar eventuais contas. “Manter o contribuinte informado acerca dos débitos existentes perante a municipalidade e dos prazos para pagamento evita que, por descuido, o contribuinte acabe deixando de pagar parcelas de tributos que, uma vez transcorrido o exercício fiscal, seriam em seguida inscritos em dívida ativa”, observou.

“Esse procedimento acarreta, no caso do não pagamento, o ajuizamento de execuções fiscais que, muitas vezes, podem custar ao estado e à própria administração valor maior que o próprio crédito que se visa receber, além do extenso prazo inerente a uma ação judicial”, acrescentou Amadei.

“Desta forma, a adoção do sistema da Gove representa, sob o aspecto legal e administrativo, que tenderá a reduzir o número de demandas judiciais e aperfeiçoar o sistema arrecadatório, sem que represente qualquer aumento de custo ao contribuinte”, antecipou.

“Isso dá visibilidade à gestão pública e possibilita o exercício do controle social pelo próprio tatuiano. A boa relação entre a prefeitura e os cidadãos possibilita melhorar os serviços prestados e, consequentemente, a qualidade de vida da população. É uma revolução em termos de serviço”, frisou.

Para ser inserido no novo processo, Amadei reforçou que o tatuiano deve cuidar para que seus dados estejam sempre atualizados perante a municipalidade. “No mais, a pessoa será informada acerca de questões e assuntos de seu interesse. Em alguns casos, o próprio sistema solicitará a atualização dos dados do munícipe”, completou.

Para o cofundador da “Gove”, Rodolfo Fiori, “é um prazer termos essa parceria com um município tão importante e contribuir com tecnologia, que auxiliará a transformação digital da gestão pública, fornecendo mais inteligência e eficiência para os gestores”.