85% dizem que não sofrem ou sofreram com o tabagismo

Da redação

A pesquisa promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí nesta semana indicou que 85% dos leitores não sofrem ou sofreram com o tabagismo. Já entre os participantes, 15% disseram que “sim”.

A questão figurou a pesquisa porque o jornal trouxe a reportagem sobre o resultado da primeira turma pós-pandemia do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Othoniel Cerqueira Luz”, que terminou o tratamento com 80% dos pacientes conseguindo parar de fumar.

Durante dois meses, oito dependentes de cigarro foram coordenados pela médica da família Raíssa Motta Russo, com apoio da enfermeira Dalva Balula e do farmacêutico Anderson Hajje. Eles foram submetidos a tratamento médico e terapia farmacológica para reduzirem a dependência ao tabaco.

Para esta semana, o jornal traz como assunto a atualização feita pela Câmara Municipal na lei que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido. A atualização ocorreu por meio da aprovação do projeto de lei 72/22 (reportagem nesta edição).

A matéria trata especificamente de divulgação do impedimento, acrescentando um novo artigo à lei vigente. O PL determina que a proibição seja estampada na contracapa dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O autor do PL menciona que bombas, rojões e projéteis podem afetar a saúde de idosos e animais, além de causar transtornos às pessoas com deficiência.

Assim, a enquete pergunta: “Você concorda coma proibição do uso de fogos de artifício com estampido em Tatuí?”. As respostas são “sim” ou “não”. A votação acontece no portal de notícias do jornal (www.oprogressodetatui.com.br).