Da reportagem
Na quarta-feira da semana passada, 31 de agosto, aconteceu a 1ª Caminhada de Combate à Violência Contra a Mulher em Tatuí, como parte das atividades da campanha “Agosto Lilás”.
O evento foi promovido pela prefeitura, por meio das Secretarias de Direitos Humanos, Família e Cidadania, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
A ação teve início na praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras) e seguiu até a Praça da Matriz, com cartazes e faixas alusivas, além da distribuição de panfletos de conscientização sobre o problema.
Para divulgar a campanha, estiveram presentes alunos e professores da E. E. “Professora Altina Maynardes Araújo” e equipe do Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc), membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, profissionais da Patrulha da Paz, da GCM e os secretários municipais Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania) e Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social).
A campanha “Agosto Lilás” é promovida nacionalmente e tem como principal objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, a qual pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
“A violência é uma violação de direitos humanos e um problema de saúde pública, que diminui a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, gerando prejuízos à sua autonomia e seu potencial”, pontuou Elaine.
Além disso, segundo a secretária, as consequências acarretadas podem envolver morte, lesões, traumas físicos e vários tipos de agravos mentais e emocionais.
“O balanço da campanha “Agosto Lilás” foi bem positivo, pois conseguimos realizar diversas parcerias e eventos que puderam levar muitas pessoas a refletirem sobre esse tema, desde adolescentes até adultos”, destacou Elaine. “Isso proporciona possibilidades de trabalharmos a prevenção da violência, que sempre será a nossa meta”, complementou.
Além da caminhada, a pasta realizou palestras no CEU das Artes de Tatuí (Centro de Artes e Esportes Unificados) com profissionais e alunos da E. E. “Professora Altina Maynardes Araújo” e da EE “Professor Deócles Vieira de Camargo”.
Ainda foram realizadas ações nas redes sociais com um vídeo produzido pela equipe da secretaria e a divulgação de cartazes e panfletos com os telefones úteis e QRCode para acesso à cartilha que auxilia na campanha.
“Quero frisar a importância da parceria entre as secretarias e escolas. Somente juntos podemos combater esse grande mal que tem assolado as famílias de milhares de brasileiros”, acentuou Elaine.
“Minha mensagem de conscientização é que essa campanha aconteça diariamente e não somente em um único mês”, acrescentou. Para ela, “é dever da população divulgar, proteger e denunciar as violações às mulheres e a toda e qualquer pessoa”.
“Também lembramos, durante a campanha, a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos em 2022. O feminicídio mata três mulheres por dia em todo o Brasil”, declarou Elaine.
As denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento à Mulher, pelo “Ligue 180”, ou por meio do Disque 100, 153, 190 ou 199. Em Tatuí, há a Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência, composta pelos órgãos: Delegacia de Defesa da Mulher, situada na praça da Bandeira, 53, centro, telefone (15) 3305-6619; (Creas) Centro de Referência Especializado de Assistência Social, situado na rua 13 de Fevereiro, 396, centro, telefone (15) 3259-0704; (JR) Núcleo da Justiça Restaurativa, situado na praça Paulo Setúbal, 71, centro, telefones (15) 3305-1530 e (15) 99629-8316; e a Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal, situada na rua Chiquinha Rodrigues, 991, vila Doutor Laurindo, telefones (15) 3251-2849 ou 199/153.