Maestro João Carlos Martins ‘abre’ a oitava edição da Feira do Doce

Mais de 6.000 pessoas assistiram apresentação na noite de sexta-feira

O maestro João Carlos Martins (foto: AI Prefeitura / Pablo Ruiz)
Da reportagem

A Feira do Doce de Tatuí teve a presença do maestro João Carlos Martins na abertura da oitava edição. O músico regeu a Orquestra Sinfônica de Tatuí – grupo coordenado pelo maestro Eduardo Augusto – na noite de sexta-feira, 8, na Praça da Matriz. Segundo a equipe de monitoramento em tempo real, da prefeitura, mais de 6.000 pessoas acompanharam a apresentação.

“Hoje, Tatuí vive uma noite mágica”, comemorou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, ao subir ao palco com o maestro Martins e presenteá-lo com uma placa de homenagem.

Nela, gravou-se: “Com honrosa satisfação, que Tatuí, a ‘Cidade Ternura’, ‘Capital da Música’ e ‘Terra dos Doces Caseiros’, agradece a presença de vossa senhoria, na abertura oficial da oitava edição da Feira do Doce de Tatuí, de 2022”. Por sua vez, a primeira-dama Regiane Rosa presenteou Martins com uma cesta de doces.

Durante a apresentação, Martins conversou com o público e contou como conheceu Tatuí, há mais de 50 anos. Segundo o maestro, ele esteve na cidade, a pedido do governo estadual, para ver as instalações do Conservatório.

Prefeito Miguel L. Cardoso Júnior presenteia maestro com placa de homenagem

Na ocasião, conheceu o maestro José Coelho de Almeida, que era diretor da instituição. “Graças à competência do maestro Coelho, hoje, o Conservatório é referência dentro e fora do Brasil”, parabenizou Martins, que esteve na Capital da Música em outras diversas ocasiões.

A cuidadora Jaqueline de Nicola, nascida em São Paulo e residente em Tatuí há 12 anos, disse ter ficado emocionada com as atrações do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, integrado à programação da feira.

“O retorno do evento, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí e a participação especial do maestro João Carlos Martins, tornou a feira mais grandiosa e saborosa”, comentou. Para ela, com a retomada após a pandemia, “as pessoas passaram a valorizar mais as oportunidades como a que a feira dá”.

O motorista de ônibus e tatuiano Carlos Amado de Souza a esposa dele, Odete, levaram os filhos, Ricardo e Diogo, para assistirem ao concerto do maestro Martins com a Orquestra Sinfônica de Tatuí. “É a primeira vez que assistimos a uma apresentação como esta, ao vivo. É muito bonito, de arrepiar”, comentou o casal.

Odete, por exemplo, estava com os olhos cheios de lágrimas ao ver Martins tocar ao piano, durante a execução da música “Maluco Beleza”, de Raul Seixas. “O Brasil tem muitos músicos bons. É um privilégio trazer meus filhos aqui, na praça, para verem um concerto”, completou Souza.

A arquiteta Ariela Coutinho, de Sarapuí, ficou surpresa com a quantidade de pessoas na Praça da Matriz durante o concerto. “É lindo ver as pessoas dos mais diversos estilos e gostos assistindo a uma apresentação tão emocionante. Os organizadores acertaram em cheio ao trazerem o maestro Martins para a feira”, afirmou.

Neste ano, o tradicional Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” contou com 23 grupos musicais de vários estilos, como samba, rock, pop, jazz, blues, música popular brasileira (MPB) e de “raiz”.

Para o secretário da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, o festival musical foi um sucesso e fez com que o público permanecesse mais tempo na feira. “Percebemos que a programação musical agradou a maioria. Muitas pessoas vieram ao estande da secretaria buscar informações e dar um ‘feedback’. Isso valorizou o evento, pois apostamos na variedade de estilos”, detalhou.

 

Créditos:

Fábio Morgado Rotta

Legenda: Foto 1

Maestro João Carlos Martins “toca Raul” com Orquestra Sinfônica de Tatuí

Foto 2 –