Da reportagem
Uma área pública que era alvo de despejo irregular de lixo e entulho no Vale dos Lagos está sendo revitalizada a partir de parceria entre a prefeitura de Tatuí, por meio do Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Associação Amigos, Proprietários e Moradores do Vale dos Lagos (Assovale).
O primeiro ato de revitalização aconteceu no mês de junho, quando a Secretaria de Zeladoria e Serviços Públicos fez a limpeza do terreno. Em seguida, o Departamento de Agricultura fez o plantio de mudas nativas em todo o espaço.
Agora, a ideia é que o terreno receba o descarte das podas de árvores dos moradores do bairro, material a ser utilizado como adubo no cultivo de verduras e legumes na área pública.
“Os produtos ali cultivados serão destinados aos moradores do bairro e doados ao Banco de Alimentos Municipal”, explicou o presidente da Assovale, Marcus Vinicius Fernandez Ávila.
O diretor do Departamento de Agricultura, Juliano Marcel de Moraes, acrescentou que “a equipe técnica do departamento irá prestar toda a assistência no preparo de solo e no desenvolvimento da horta, para que o projeto no Vale dos Lagos incentive outros bairros da cidade a aderirem a ideia”.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior apontou ser fundamental que os moradores se articulem em favor do bairro onde moram. “Isso dá uma maior representatividade e poder de argumentação junto aos governantes quando é necessária alguma reivindicação”, argumentou.
O prefeito também destacou ser possível a disponibilização de um terreno, em contrato de comodato por 30 anos, para que a associação construa uma sede.
“A ideia, também, é que haja um centro comunitário, através de um projeto de lei. É preciso que os habitantes do bairro se organizem para o próprio bem do local. O diálogo com eles será permanente”, garantiu. Atualmente, o Vale dos Lagos possui em torno de mil moradores.
Terra será tratada para plantio de verduras e legumes (foto: AI Prefeitura)