RAUL VALLERINE
O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa é silêncio dos bons.
Martin Luther King
Existe um provérbio bastante popular que diz que a palavra é de prata, enquanto que o silêncio é de ouro. Realmente, dizer as coisas certas é muito bom, mas saber a hora de se calar é uma qualidade extraordinária.
Além de evitar falar coisas que não gostaria, o poder do silêncio é positivo porque nos possibilita ter uma visão mais ampla da situação, para que seja possível refletir com serenidade antes de tomar decisões e nos pronunciarmos. Além disso, traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Ficar em silêncio significa muito mais do que apenas manter-se calado, pois envolve conectar-se consigo mesmo. Em um mundo cada vez mais agitado e barulhento, apreciar a sua própria companhia irá permitir que consiga ouvir os seus pensamentos e sentimentos, passando a se conhecer e se entender infinita e profundamente melhor.
É uma oportunidade maravilhosa para entrar em contato com o seu eu interior. Confira, a seguir, os principais benefícios que o silêncio pode te proporcionar, o que inclui tanto a saúde física quanto emocional e mental.
Quando se está em silêncio e em um ambiente tranquilo, é possível encontrar a paz e entrar em uma profunda conexão consigo mesmo.
Pessoas ansiosas ou aquelas que estão passando por uma fase turbulenta em suas vidas se sentirão muito bem ao praticar o silêncio durante alguns minutos do seu dia.
É como se a quietude fosse capaz de organizar as ideias que estavam embaralhadas, trazendo sentido para algo que parecia confuso.
Esses momentos de silêncio também irão promover o autoconhecimento, para que passe a entender melhor o que sente e como cada sentimento influencia em suas ações e decisões.
Assim, conseguirá, pouco a pouco, desenvolver uma habilidade extraordinária, conhecida como inteligência emocional, que possibilita um controle mais efetivo em relação às suas emoções.
Conviver em um ambiente cheio de ruídos e pessoas falando ao mesmo tempo é, comprovadamente, um agravante ao estresse. Então, se o excesso de barulhos pode ser prejudicial, imagine o quanto o silêncio pode ser positivo.
Uma pausa de cinco minutos de silêncio durante o seu dia em um local tranquilo irá te ajudar a relaxar e renovar as energias para enfrentar os ruídos das ruas, do seu trabalho, da sua casa, enfim, da onde for.
Quando chegar em casa após um dia cheio de trabalho e quiser relaxar, evite ligar imediatamente a TV, pegar o celular para checar as redes sociais ou colocar uma música para tocar.
Experimente desfrutar do silêncio durante alguns minutos enquanto descansa no sofá ou onde preferir. Esses momentos de quietude, mesmo que sejam curtos, irão fazer maravilhas em sua vida e te proporcionar tranquilidade e paz.
Aqueles que sofrem com a insônia podem se valer do poder do silêncio para vencer esse problema. O ideal é que se recolha em silêncio alguns minutos antes da hora de adormecer e possa relaxar o corpo ao se deitar, sem distrações que mantenham a mente ligada.
Inclusive, muitos especialistas têm indicado a prática da meditação como uma forma de tratar a insônia, porque o silêncio é capaz de relaxar e ajuda a promover um descanso mais saudável e efetivo.
Diversos estudos realizados na área da neurociência, que derrubaram descobertas anteriores de que os neurônios não tinham o poder de regeneração.
Na prática isso se chama neuroplasticidade! Sendo assim, passar cerca de duas horas por dia em silêncio é capaz de proporcionar todos esses benefícios ao seu cérebro e, consequentemente, à sua memória.