Dez finalistas do Concurso Imagine Brazil se apresentam no ‘Procópio’

Vencedor participará da etapa final internacional no próximo semestre

Competição é voltada para jovens músicos e que contempla todos os gêneros musicais (foto: www.folhape.com.br)
Da redação

Neste domingo, 3, às 18h, dez finalistas do concurso Imagine Brazil 2022 apresentam-se no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, concorrendo a uma vaga na disputa internacional do festival, que acontece no segundo semestre, na Europa. A entrada é gratuita.

Entre os finalistas, estão Bento Tibúrcio e Yago Araújo, de 17 e 15 anos, respectivamente, estudantes de música em Brasília, no Distrito Federal. Cainã Mendonça, que também concorre, é baterista e pianista, tendo passado a infância presenciando e participando de atividades musicais, apresentações e gravações em estúdio.

Já o projeto “Dumont” começou como uma ideia de Pedro Heise, com a intenção de escrever músicas como um método de exercício. Logo, elas tomaram forma e pararam de ter a finalidade de estudos, tornando-se algo em que Heise diz ter se aprofundado.

Aos 21 anos, Elian Flores, por sua vez, vem fazendo shows por toda a região noroeste paulista. Cantor e compositor, participou do programa “The Voice Brasil”, da Rede Globo, e de edições anteriores do Festival Imagine Brazil. Começou a cantar aos cinco anos.

Gustavo Tenes tem 19 anos e cursa o terceiro ano de bacharelado em contrabaixo. Filho de trompetista e irmão de baterista, desde os dois anos teve contato com a música. Aluno do Conservatório “Souza Lima”, estudou diversos instrumentos.  Atualmente, desenvolve trabalhos na área de produção musical, ensino musical e performance.

Mais um participante, Marco Antônio Men Batista Barbosa, conhecido como Kyton, tem 17 anos e nasceu na cidade de São Paulo.  Musicista e compositor, foi criado em uma família musical e, desde criança, esteve em contato com vários instrumentos.

Luna Maria canta desde os oito anos, explora músicas do estilo MPB e pop e já participou de diversos concursos musicais, como o “The Voice Kids”, Imagine Brazil, Virada Paulista, Estação Cultural e outros.

O violonista Pedro Barra começou os estudos de violão clássico no Conservatório de Tatuí em 2013. Em 2018, conquistou o primeiro lugar no X Prêmio Incentivo à Música de Câmara, do próprio CDMCC, ano em que passou a ser integrante da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí.

O Quarteto Mangaio se formou após a pandemia, quando os integrantes se encontraram na volta das aulas presenciais do Conservatório de Tatuí. Após um breve contato musical em aulas e jam sessions, decidiram formar o quarteto para “explorar novas sonoridades da música instrumental improvisada”.

Stefany Lima tem 16 anos e mora em Caucaia, no Ceará.  Participou de várias apresentações religiosas, em festivais de escolas, e, atualmente, participa como solista da Camerata Heitor Villa-Lobos, orquestra oficial do Theatro “José de Alencar”, em Fortaleza.

O concurso, que ocorre desde 2015, é uma competição voltada para jovens músicos e que contempla todos os gêneros musicais. Foi criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), considerada a maior ONG de música para jovens do mundo.

O Imagine Brazil é realizado em parceria com a Sustenidos, uma organização de gestão de políticas públicas na área da educação musical.