Da redação
O Conservatório de Tatuí retoma neste ano um de seus mais importantes eventos. O Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do estado de São Paulo) volta a ter grupos ocupando o Teatro “Procópio Ferreira” após um hiato de sete anos.
A 27ª edição será realizada em julho, contando com oficinas, apresentações de espetáculos convidados e oportunidade de estágio remunerado.
As inscrições começaram no dia 10 deste mês, por meio do site da instituição. O endereço para consulta da documentação necessária à participação é o https://bit.ly/3lxhTXn. Todo o material deverá ser enviado até o prazo final ao Conservatório, pelo e-mail fetesp@conservatoriodetatui.org.br. Os grupos estudantis podem se inscrever até às 23h59 de 10 de junho.
Para participar, é necessário preencher formulário e enviar, junto, histórico do grupo; três fotos do espetáculo em alta resolução; relise com o tema da peça e demais informações; link de apresentação gravada com tempo mínimo de 15 minutos; e “rider” técnico (uma lista de instruções de palco).
Também é necessário anexar no e-mail de inscrição a “Sbat” (declaração de autorização do uso e da apresentação do texto teatral); autorização do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que diz respeito ao uso das músicas que integram o espetáculo; e relação completa dos integrantes do grupo, com cópia de RG e CPF.
Sobre os componentes, o regulamento prevê ser necessária a comprovação de vínculo com a instituição de origem. A organização aceita a participação de integrantes sem vínculo, desde que em número menor que o de alunos. Além disso, é necessário justificar a participação deles como convidados.
Todos os requisitos têm de constar na inscrição, sob pena de desclassificação da proposta. O regulamento completo está disponível no site da instituição (www.conservatóriodetatui.org.br).
O Festival Estudantil de Teatro será realizado entre os dias 22 e 31 de julho e promete ser “uma intensa mostra estudantil de artes cênicas”.
A retomada foi anunciada em março deste ano, pela Sustenidos Organização Social de Cultura, que gere a instituição de música, artes cênicas e luteria, junto com a programação do semestre.
Poderão participar do festival todas as escolas federais, estaduais, municipais e particulares, de ensino fundamental, médio, técnico, superior ou livres, sediadas no estado de São Paulo. Os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3.000, mais alimentação e estadia por cinco dias.
Já as despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia, são de responsabilidade de cada grupo.
A seleção dos inscritos ficará a cargo de comissão designada pela gerência artística e pedagógica de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. O corpo de selecionadores será composto por professores e convidados especialistas na área.
No total, os responsáveis escolherão 12 propostas, entre espetáculos, criações em processo (trabalhos não concluídos), experiências em vídeo (peça, filme, teatro, entre outros) e performances e intervenções artísticas.
A comissão avaliará os inscritos a partir de quatro critérios: consistência artística e pedagógica; capacidade de execução técnica; relevância do tema e inovação; e disponibilidade dos grupos nas datas do festival. Os selecionados serão divulgados um mês antes do início do evento estudantil.
O Fetesp nasceu como “Festival Estudantil de Teatro Amador” em 1977. Ao longo dos anos, passou de municipal a estadual, tendo, ainda, diferentes denominações até que, em 15 de fevereiro de 1982, foi oficializado pelo decreto 18.434. Assim, integrou o calendário de eventos culturais do estado de São Paulo.
A iniciativa foi criada por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, professor José Coelho de Almeida. No ano de nascimento, o festival “detonou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado curso de teatro do Conservatório de Tatuí”.
Considerado o mais longevo evento realizado no CDMCC, ele teve a última realização em 2014, ano das comemorações dos 60 anos da instituição.
Em 26 edições, o festival também teve suas características alteradas – passando de competitivo a estritamente educacional e, depois, voltando a reunir focos competitivo e educacional –, mas sempre com grande número de público e participantes.
O evento tem como objetivos: estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes do estado; promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos teatrais nas escolas e universidades; incentivar o estudo do teatro (história, dramaturgia e teoria); e divulgar e premiar as artes cênicas.
Em 2022, o festival busca integrar grupos estudantis e profissionais em uma programação intensa. As atividades incluem criações em processo, espetáculos em diversos espaços da cidade, residências artísticas, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos. Também serão realizadas oficinas, masterclasses e apresentações de espetáculos, performances e intervenções.