Da reportagem
A primeira-dama Regiane Oliveira Rosa Cardoso assumiu na segunda-feira, 4, a presidência do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí). A nova gestora foi apresentada durante a reunião do secretariado municipal.
Na ocasião, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior assinou o decreto da nomeação. O cargo é voluntário e sem remuneração, porém, organiza uma série de ações sociais.
Durante a apresentação, o chefe do Executivo destacou a importância da união entre os secretários para auxiliar o trabalho do Fusstat e disse que um dos primeiros grandes eventos que estão sendo programados é destinado ao Dia da Família, em15 de maio.
Na quarta-feira, 6, a nova presidente falou a O Progresso de Tatuí, na sede do Fusstat, no Centro Cultural, sobre as expectativas dela e dos projetos para a instituição.
Regiane é nascida em Tatuí e iniciou a carreira profissional como professora. Em 1994, passou em um concurso público da prefeitura e começou a trabalhar no departamento de pessoal da Secretaria da Saúde, onde atuou por 12 anos.
Com o nascimento do primeiro filho, ela deixou o cargo e passou a dedicar-se exclusivamente à família, até que, em meados de 2014, abriu um restaurante junto com o marido, o qual permaneceu em funcionamento por três anos.
Com o ingresso de Cardoso Júnior na política, em 2016, Regiane administrou o comércio por um tempo e, devido à nova rotina e à eleição do marido a vereador, ela optou por encerrar as atividades, em prol da carreira política do esposo.
Desde então, ao lado do marido, Regiane se dedica a atividades sociais e de caridade, por meio da igreja evangélica da qual participa e, também, por meio do Fusstat, onde atuou como conselheira de janeiro de 2021 até o final de março deste ano, na gestão da ex-presidente Alessandra Vieira de Camargo Teles.
“O trabalho como conselheira foi mais remoto, mas tenho afinidade com o trabalho social de forma particular. Sempre trabalhei, junto com o Miguel, por meio da igreja evangélica, em diversas ações em prol da população, devido à nossa missão e à nossa crença, e somos muito próximos na missão de servir as pessoas”, afirmou a nova presidente.
Conforme Regiane, “a religiosidade e a fé em Deus” também fizeram parte da decisão de aceitar o convite para assumir a presidente do Fusstat. Alessandra, que pretende candidatar-se a deputada estadual no pleito de 2022, deixou o cargo no final de março, respeitando o calendário eleitoral.
“Assumi o cargo por uma resposta de oração. Sempre busquei muito a Deus, e tive muito cuidado para tomar minhas decisões; nunca foram aleatórias e nem por vontade própria. Acho que cuidar das pessoas é algo muito importante e sério. Busquei a Deus, recebi uma resposta e, então, resolvi aceitar essa missão”, disse Regiane.
A nova presidente afirmou nunca ter pensado na possibilidade de assumir o Fusstat, mesmo o marido tendo assumido como prefeito, em agosto de 2021, devido à morte da então prefeita Maria José Vieira de Camargo. Contudo, apontou estar “engajada na missão de fazer o bem e trabalhar em prol à população e àqueles que mais precisam”.
“Quando o Miguel assumiu, as pessoas brincavam comigo sobre essa possibilidade, e eu dizia: ‘Jamais, isso não é para mim’. Quando aconteceu e as coisas tomaram essa proporção, esperei as coisas acontecerem diante da vontade de Deus. Agora, assumi e estou pronta para dar o melhor de mim”, completou a presidente.
À frente da gestão, Regiane realizou mudança no logotipo da instituição, nos uniformes das voluntárias, coordenadoras e professoras e planeja alterações na grade de cursos, visando incluir capacitações voltadas à profissionalização dos atendidos.
“Cada um tem uma forma de administrar. Eu já fiz uma reunião com as coordenadoras, e elas me disseram que alguns cursos já não têm recebido muitas inscrições. Então, vamos tirar alguns cursos e incluir novas capacitações em cursos mais avançados, em diferentes áreas”, apontou.
Algumas das capacitações serão realizadas em parceria com o Senai e o Sebrae. “Quero mudar um pouco ‘a cara’ dos cursos e oferecer capacitações conforme a necessidade e procura do público”, conclui.
Novos cursos
Para o mês de abril, já está aberto o período de inscrições ao curso de “massas caseiras”, em quatro centros de capacitação: Santa Cruz, vila Angélica, vila Esperança e Jardim Santa Rita de Cássia.
O curso ensinará receitas diversas, como o tradicional macarrão talharim ao molho vermelho, entre outras massas e molhos. As aulas terão início a partir de segunda-feira, 11, sempre das 13h às 17h.
Nos dias 11 e 12 (segunda e terça), as aulas serão no centro de capacitação da vila Esperança; dias 13 e 14 (quarta e quinta), no Jardim Santa Rita de Cássia; dias 18 e 19 (segunda e terça), na vila Angélica; e 25 e 26 (segunda e terça), no bairro Santa Cruz.
O interessado em participar do curso deve ir até o centro de capacitação desejado para fazer a inscrição. Eles funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h, nos endereços: Centro de Capacitação da vila Esperança (rua Angelin Liberatoscioli, sem número, atrás da Igreja São José Operário); Jardim Santa Rita de Cássia (rua Sebastião da Silva, 29); vila Angélica (rua Aurélio Guidolino, 38); e Santa Cruz (rua Sílvio Silvério de Lima, 140).
O Fusstat também abriu inscrições para dois cursos de capacitação, de manicure e cabeleireiro, no centro de capacitação da vila Angélica, com turmas iniciando nos dias 11, 12, 13 e 22 de abril, sempre das 13h às 17h.
Na capacitação, os alunos terão uma aula por semana, totalizando 14. Aos concluintes, será concedido certificado.
O interessado em participar de algum dos dois cursos, que acontecerão simultaneamente em espaços diferentes do centro de capacitação, pode realizar a inscrição presencialmente no local do curso (rua Aurélio Guidolino, 38), ou pelo telefone (15) 3259-5017.