Da redação
O bairro Residencial Juliana deve ser contemplado com uma unidade escolar. A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, iria inaugurar, na terça-feira, 5, às 16h, (depois do fechamento desta edição), a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) “Professora Cleide Oliveira Orsi”.
De acordo com a prefeitura, a unidade atenderá mais de 200 estudantes do ensino infantil (creche e pré-escola), da região norte do município. A escola tem mais de 4.000 metros quadrados.
Na creche, destinada às crianças de zero a três anos de idade, serão atendidos 88 alunos, divididos entre turmas de berçários e maternais. Já na pré-escola, serão 120 alunos, de quatro e cinco anos, divididos igualmente (60 alunos cada) em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A equipe de trabalho será composta por, aproximadamente, 40 profissionais, distribuídos entre diretora, assistente de direção, auxiliar de enfermagem, volantes (profissional que ajuda alunos e professores, organiza as salas e os materiais pedagógicos), auxiliares de serviços gerais, monitores e professores.
O prédio está situado na rua Acácio Manna, 300, em uma área total de 4.410 metros quadrados, sendo 1.080 metros de área construída. A unidade comporta diversas salas: secretaria, recepção, almoxarifado, direção, parque, sanitários, copa para funcionários, cozinha, depósito de material pedagógico, refeitório, lavanderia, fraldário, lactário, salas multiuso, de repouso para o berçário, de atividades para a creche e salas de aulas para a pré-escola.
Cleide Oliveira Orsi
A patrona da nova escola nasceu em Tatuí, no dia 18 de maio de 1935, sendo filha de Alberto Olivieri e Ida Bosso Olivieri. Casou-se com Sergio Orsi, no dia 5 de junho de 1958 e teve quatro filhos: Maria Cristina Orsi Machado de Souza, Maria Ligia Orsi Neves de Campos, Sergio Orsi Filho e Antônio Augusto Orsi.
Formada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Sedes Sapientiae”, de São Paulo (bacharelado) e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de Sorocaba (licenciatura), Cleide cursou pós-graduação na Unimep (Universidade Metodista), em Piracicaba.
Trabalhou como professora na Escola Estadual “Barão de Suruí” e em faculdades de filosofia, em Sorocaba e Tatuí. Ela foi também diretora de escolas em Angatuba, Cesário Lange, Cerquilho e Tatuí, se aposentando como supervisora de ensino, em 1984 – um dos maiores cargos da Secretaria Estadual de Educação.
Cleide escreveu artigos para os jornais “O Progresso de Tatuí” e “Querigma” (da Igreja Católica). Na “Rádio Notícias” de Tatuí, foi precursora do programa “Cinco Minutos com Jesus”, exibido todos os dias, de segunda a sexta-feira.
Foi também uma líder dentro da Igreja Católica de Tatuí e região, atuando em várias pastorais e movimentos, como no Movimento Familiar Cristão (MFC) e na Renovação Carismática Católica (RCC), onde exerceu as funções de coordenadora de grupo de oração, pregadora, ensinamento bíblico, entre tantos outros trabalhos cristãos desenvolvidos na cidade.
Cleide faleceu em 18 de março de 2011. O velório aconteceu na Igreja Matriz de Tatuí, a agora Basílica Nossa Senhora da Conceição, e o sepultamento, no Cemitério Cristo Rei.
“Até hoje ela é lembrada com muita alegria por aqueles que a conheceram e puderam absorver um pouco de seus conhecimentos”, ressalta a prefeitura, por meio de nota a imprensa.