Da redação
O Programa de Qualificação em Artes, parte integrante das oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis Gestão Cultural, está com inscrições abertas até o dia 6 de março para o processo seletivo de formação de teatro e dança, destinada a grupos de todo o estado.
Na formação, diversos especialistas em dança e teatro oferecerão “ampla orientação artística aos grupos, para que possam ampliar repertórios e visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção”, conforme divulgado pelo estado.
Além de apoiar os artistas “na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos”. Os grupos também receberão suporte para criar um trabalho artístico, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos.
A formação selecionará até 47 grupos de teatro e 13 grupos de dança, desde que tenham atuação comprovada de, no mínimo, um ano. Devido às medidas sanitárias de combate à Covid-19, os encontros acontecerão em formato híbrido (parte presencial e parte remoto).
O Programa de Qualificação em Artes é gratuito e colabora no aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro do interior de São Paulo, a fim de descentralizar a cena cultural, fortalecendo os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do estado.
O chamamento está disponível no site da Poiesis (https://site.poiesis.org.br/editais/).
Além disso, os artistas de teatro e dança com “trajetórias consolidadas”, residentes no estado de São Paulo, podem realizar cadastro para as vagas de artistas-orientadores, bem como os estudantes de cursos universitários podem se candidatar às vagas de estágio.
Isso será possível até o dia 10 de fevereiro, quando se encerra o período de inscrições, que também são gratuitas. Mais informações estão no site da Poiesis (https://site.poiesis.org.br/editais/).