Da redação
A Prefeitura de Tatuí recebeu na segunda-feira, 17, pela manhã, 660 doses da vacina Pfizer, para a imunização de crianças com comorbidades, entre 8 e 11 anos. O anuncio foi feito pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, por meio das redes sociais oficiais do município.
Cardoso esteve na sede da Vigilância Epidemiológica, acompanhando o recebimento das novas doses.
Conforme divulgado pela prefeitura, a imunização das crianças desta faixa etária começa na quarta-feira, 17. Para receber o imunizante é necessária a presença de um dos responsáveis pelo menor, documentos pessoais da criança e receita ou carta/atestado do médico.
A vacinação contra a Covid-19 acontecerá das 8h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, no Ginásio do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna”, na rua Oracy Gomes, centro, em frente ao Clube XI de Agosto.
A lista de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde é a seguinte: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; e arritmias cardíacas.
Crianças com cardiopatias congênitas; próteses e implantes cardíacos; talassemia; Síndrome de Down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e, HIV, também são público-alvo.
Em nota à imprensa, o prefeito pede “a compreensão e a colaboração de todos” apontando ter nesta segunda-feira, 17, 28 funcionários ligados ao setor da saúde afastados, em razão da Covid-19, incluindo enfermeiros e médicos.
“A organização nesta situação e o bom senso são necessários para que a vacinação ocorra da maneira mais tranquila possível. Lembrando que os cuidados ainda devem ser mantidos, de uso de máscara, lavar sempre as mãos e evitar aglomerações”, completou o chefe do Executivo.