Da redação
O tatuiano Thyago Vieira esteve no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), na noite de terça-feira, 7, participando do Prêmio Brasil Olímpico 2021. Ele recebeu a premiação, considerada o “Oscar do esporte nacional”, como destaque brasileiro no beisebol.
Criado no bairro CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa de Almeida”, Vieira foi um dos 51 atletas brasileiros, de diferentes modalidades, homenageados na cerimônia promovida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).
Diferentemente do tatuiano, a maioria dos atletas agraciados pelo COB foi destaque nos Jogos de Tóquio-2020. No Japão, o “Time Brasil” realizou a melhor campanha da história do país nas Olimpíadas, com a conquista de 21 medalhas: sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.
Além da premiação por modalidade esportiva, os organizadores entregam honrarias de melhor atleta do ano, masculino e feminino. Entre as mulheres, a vencedora foi a ginasta Rebeca Andrade, dona de um ouro e uma prata nas Olímpiadas, concorrendo com a campeã de águas abertas, Ana Marcela Cunha, e a skatista medalhista de prata Rayssa Leal.
Na disputa masculina, a honraria foi entregue ao canoísta Isaquias Queiroz, pela quarta vez. Medalhista de ouro na prova de mil metros da canoagem de velocidade em Tóquio, Queiroz havia vencido o prêmio em 2015, 2016 e 2018. Desta vez, ele superou os atuais campeões olímpicos de surfe, Ítalo Ferreira, e de boxe, Hebert Conceição.
Ainda houve a entrega do troféu Atleta da Torcida para Fernanda Garay, jogadora de vôlei. A medalhista de prata em Tóquio recebeu 42,51% dos mais de 345 mil registrados na votação popular (a maior participação da história do prêmio) e superou outros 19 atletas.
Homenageado pelo COB, o tatuiano Vieira é o quarto atleta nascido no Brasil a atuar na MLB (Major League Baseball). Ele deixou a liga norte-americana da modalidade em dezembro de 2019, quando defendia o Chicago White Sox, e desde então, é jogador da equipe japonesa Yomiuri Giants.