Da reportagem
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, do Jardim Planalto, inaugurou na quarta-feira da semana passada, 17, um espaço dedicado ao incentivo da leitura.
Com projeto de revitalização criado pelo professor Jorge Luiz Almeida, a unidade escolar deu uma “nova cara” a um espaço já existente e inaugurou o “Jardim da Leitura”. A cerimônia contou com a presença da secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.
De acordo com o criador do projeto, “o espaço busca transpor os limites das quatro paredes da sala de aula, com total segurança aos alunos”.
Ele aponta que, mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas, “os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e formação dos alunos”.
A Secretaria de Educação destaca que o projeto de revitalização modificou um ambiente físico que já existia, transformando-o em um local de incentivo à prática da leitura, “de forma agradável e prazerosa”.
O professor responsável pela revitalização do espaço contou que a diretora Gisele Quevedo e a coordenadora pedagógica Elenice Mota Couto aprovaram imediatamente a ideia de transformação do local, colocaram-se à disposição e solicitaram que ele envolvesse os outros professores dos quartos anos.
“Então, convidei as professoras Aparecida de Fátima Gardenal, Barbara Fernanda Minhaco Gonçalves, Flávia Aparecida de Campos Andriani e Mônica Alves de Morais Gramasco, além da professora Inês Santos da Silva Almeida – minha esposa – e, juntos, nos horários de aulas de PEB-II, íamos até o espaço para pintar, limpar e fazer a jardinagem”, relata.
Em seguida, os professores escolheram os desenhos de um aluno de cada sala de quarto ano, e as obras foram pintadas nos muros do espaço.
O professor ainda afirma que há outros locais na escola que podem ser alvos de diversas intervenções pedagógicas e que, em breve, novas ideias serão apresentadas para análise da equipe gestora da escola.