Da redação
O grupo Instinto Urbano Crew, de Ricardo Hiroaki Oba, premiado no 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, da prefeitura de Tatuí”, realiza neste sábado, 13, às 12h, na Praça da Matriz, o projeto “A Arte das Ruas”.
Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, “com objetivo de mostrar de forma simples e direta as vertentes que compõem a cultura do hip-hop, o projeto pretende levar ao público ações que, frequentemente, são desenvolvidas em oficinas, apresentações, eventos e aulas na cidade, de forma compacta e com uma linguagem dinâmica, atraindo pessoas de todas as idades, ao apresentar a elas mais informações sobre essa cultura, como danças, artes, música e muitas atrações”.
Para tanto, o público pode, além de participar de um bate-papo sobre “arte das ruas”, acompanhar uma roda de breaking, o grafite de Kenny, MCs e o DJ R-Duff.
Urbano Crew
Fundado em 2007, o grupo de breaking recebeu incentivo do b-boy Rhezito, de São Paulo. Criado na cidade de Cerquilho, uniu-se com outro grupo, o RDS Breakers, da mesma cidade, dando origem ao Instinto Urbano Crew, que passou a se apresentar e a participar de diversos campeonatos na região.
Em 2011, houve a expansão do grupo para Tatuí, sendo realizado o primeiro encontro de breaking (hip-hop) da cidade, intitulado “Interior Battle”, unindo simpatizantes e apreciadores da cultura hip-hop.
O evento faz parte do calendário anual do município e costuma contar com a presença de dançarinos de várias partes do Brasil e da América Latina.
Dentre os títulos de campeonatos conquistados pelo grupo, estão: primeiro lugar na cidade de Votorantim; segundo lugar em Capão Bonito, Sorocaba e Cordeirópolis; e terceiro lugar em Porto Feliz e São Paulo.
O grupo também participa de mostras e encontros de dança regionais, como: “Endance”, em Cerquilho; “Boitudança”, em Boituva; e Semana de Aniversário de Cesário Lange; além de várias apresentações em Tatuí.
O Instinto também faz trabalhos sociais no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, onde promove uma oficina de breaking.