Da reportagem
Em evento comemorativo ao Dia das Crianças, promovido pelo Bom de Bola, no estádio “Professor Simeão Sobral”, na vila Jurema, na tarde de sexta-feira passada, 15, os jogadores da categoria sub-11 receberam a premiação pela terceira posição na Copa Ouro 2021.
A entrega das medalhas da competição, realizada pela APF (Associação Paulista de Futebol), foi feita pelo vereador Renan Cortez e pelo secretário municipal do Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.
Receberam as medalhas 19 atletas do Bom de Bola no torneio: Marcus, David, Rafael, Gabigol, Vitinho, Luiz Henrique, Matheo, Vitão, Gustavo, Paulinho, Murilo, André, Líis Otávio, Aninha, Alexandre, Lipe, Miguel, Fabiano e Filipi Turri.
Após participar da edição de 2020 representando o Grêmio Barueri, nas categorias sub-15 e sub-17, a agremiação tatuiana participou da competição deste ano como “Atlético Amazonense”, de Manaus (AM), na sub-11 e na sub-13.
A edição 2021 da Copa Ouro teria início no mês de março, porém, acabou suspensa após 645 cidades paulistas – incluindo Tatuí – terem voltado para a fase vermelha do Plano São Paulo contra a Covid-19.
Além do Bom de Bola, o município seria representado pelo XI de Agosto, atuando como Litafu (Liga Tatuiana de Futebol). As duas equipes estavam no grupo C das categorias sub-11 e sub-13.
Após a retomada da competição, no mês de agosto, somente o Bom de Bola seguiu na disputa, jogando no grupo C, em ambas as categorias, ao lado de José Bonifácio, Taboão da Serra, Osasco, Bandeirante e Comercial de Salto. Os grupos do certame foram regionalizados, para facilitar os custos de viagem.
Na primeira fase da sub-11, o representante do Atlético Amazonense conquistou três vitórias, empatou um jogo e perdeu outro, ficando com a segunda colocação no grupo.
Para chegar à semifinal da categoria, o Atlético Amazonense superou a equipe de Jaguariúna por 2 a 1, em partida válida pelas quartas de final.
A apenas um passo da decisão da sub-11 da Copa Ouro 2021, o Bom de Bola deixou a competição. Jogando “em casa”, a equipe local recebeu o Jabaquara e perdeu o confronto pelo placar mínimo de 1 a 0.
Pela sub-13, o Atlético Amazonense conseguiu vencer somente uma partida e foi derrotado nos outros quatro confrontos. Com essa campanha, acabou na quinta colocação do grupo C e não avançou à fase eliminatória.
Conforme Diego Barros, idealizador e treinador do Bom de Bola, “a maioria dos brasileiros tem a tendência maior de valorizar somente o campeão, os vencedores da medalha de ouro”.
“Mas nós, que sabemos o trabalho que é realizado no dia a dia, o esforço dos pais e da prefeitura, valorizamos muito o resultado dos meninos, jogo a jogo”, destacou.
Para ele, “a terceira colocação em uma competição de nível estadual é um resultado muito especial e mostra um pouco do bom trabalho que o núcleo municipal realiza na cidade e região”.
“Acredito que seja um resultado histórico. Em competições de nível estadual, como a Copa Ouro, acredito que deva ter sido a melhor campanha do município. Isso nos orgulha muito, e eu parabenizo, mais uma vez, as famílias e as crianças por esta conquista”, concluiu Barros.