190 anos em progresso





Felicitar em datas especiais é tradição – justa e bem-vinda tradição! Melhor ainda quando a manifestação é sincera e destinada a quem merece, de fato, ser cumprimentado. E Tatuí, município que completa 190 anos neste dia 11 de agosto, merece – e muito!

Não por outra razão, há 94 anos – portanto, desde a fundação -, o jornal O Progresso vem felicitando a cidade nesta data, sempre junto àqueles que também a têm em imenso apresso, os quais figuram as edições especiais com mensagens de congratulações.

Com o tempo – há exatos 21 anos -, o jornal passou a incorporar outros conteúdos aos especiais, marcados por reportagens de caráter histórico, sempre com o propósito de resgatar e valorizar as peculiaridades, as raízes do município, especialmente as tradicionalmente “caipiras”.

Assim, diversos temas foram abordados ao longo dos anos, os quais se desdobraram em formatos diferenciados, chegando, até, a revistas com dezenas de páginas e totalmente em cor – como a que evidenciou os 30 anos do colunismo social de Jorge Rizek em O Progresso.

Em 2016, o suplemento especial é apresentado no formato standard, tradicional, até para possibilitar a maior adesão das mensagens, em virtude do menor custo.

Contudo, mesmo com as dificuldades vivenciadas por todos na área econômica Brasil afora, O Progresso apresenta não uma, mas, excepcionalmente, três publicações especiais em agosto.

Neste final de semana, quando os assinantes recebem o especial de aniversário, o jornal também apresenta mais uma edição do tabloide literário contendo todos os trabalhos premiados nos certames “Paulo Setúbal”: o “Concurso – Literatura e Artes Visuais”, destinado a estudantes da cidade, e o “Prêmio Contos, Crônicas e Poesias”, de âmbito nacional e aberto a qualquer interessado.

A terceira novidade, no formato de gibi – justamente para facilitar o manuseio –, propõe-se tanto a servir como fonte de consulta para os tatuianos quanto para visitantes, os tão buscados turistas.

Com esse objetivo, o guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” já está sendo distribuído em locais estratégicos, buscando a circulação de maneira mais ampla possível.

Para assegurar ainda mais divulgação, todo o conteúdo do guia estará disponível pela internet, no portal do jornal O Progresso (www.oprogressodetatui.com.br). Por ele, os eventuais turistas com interesse na Capital da Música poderão, a qualquer tempo e em qualquer lugar, obter informações completas sobre a cidade.

Muito além do básico, envolvendo nomes, telefones e endereços de hotéis e restaurantes, o guia apresenta um amplo roteiro dos pontos turísticos mais importantes do município, tal como boa parte de sua história.

Mais esse presente os assinantes receberão junto ao jornal, gratuitamente, no próximo final de semana, dia 14. Em paralelo, a publicação está tendo lotes doados ao Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico e ao Conselho Municipal de Turismo.

A intenção é que a publicação sirva como um efetivo e prático material de divulgação da cidade. Para tanto, apresenta uma pauta “atemporal”, garantindo sua utilização por pelo menos um ano, quando deve ter nova edição lançada.

Por todas essas características, sem dúvida, o guia se configura como o “produto” de O Progresso com maior potencial de retorno aos anunciantes no ano – algo que será, com certeza, observado pelos patrocinadores que tiveram a visão empreendedora necessária para apostar em algo novo.

Aliás, “coisas novas”, “novidades”, “boas-novas”, são expressões recorrentes no cotidiano da Cidade Ternura, quase sempre em tom de cobrança. Porém, quando muitas novas iniciativas se concretizam, nem sempre suas causas são compartilhadas por todos que as reivindicam… Por sorte, outros tantos, sim, acreditam não apenas nas palavras, mas agem pelo desenvolvimento da comunidade!

Estes, que apostaram em mais esta iniciativa, que teve como incentivador e parceiro Jorge Rizek, estão especialmente convidados a integrarem o lançamento da nova publicação, no Centro Cultural Municipal, nesta segunda-feira, 8.

A todos, porém, indistintamente, um ótimo aniversário, com muitas outras (boas) surpresas. Que, além de Cidade Ternura, Capital da Música, Tatuí venha a ser no futuro próximo, realmente, mais que uma “Cidade de Interesse Turístico”: que seja uma “grande” cidade, não necessariamente em tamanho, mas em “gente grande”, do tipo que planta e não apenas colhe, enfim, gente empreendedora!