Da redação
Neste mês de setembro, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará diversas ações nas unidades de saúde como parte da campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização, combate e prevenção ao suicídio.
A abertura das atividades aconteceu na manhã de sexta-feira, 3, na ESF “Dr. Simeão Orsi”, na vila Angélica, com palestra ministrada pela psicóloga Lucimara Rosa Ribeiro de Paula. No período da tarde, outra palestra foi realizada, mas desta vez, na UBS Central “Dr. Aniz Boneder” (CS1 /“Postão”).
“Em razão de todos os reflexos da pandemia da Covid-19, a campanha ganha uma importância ainda maior em 2021, pelo fato de o suicídio ser resultado do agravamento de doenças relacionadas à saúde mental”, explica a diretora de Atenção Básica da rede municipal de saúde, Marília Bernardo.
Segundo a diretora, todas as limitações impostas pelas medidas de segurança adotadas neste período de pandemia, podem acabar agravando ou gerando quadros de ansiedade ou depressão que merecem atenção.
Outros eventos serão realizados no decorrer deste mês: na sexta-feira, 10, às 9h, na Câmara Municipal, e às 14h, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, do conjunto residencial “Orlando Lisboa de Almeida” – CDHU, com palestras sobre o tema.
Na quinta-feira, 16, às 14h, tem palestra na ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota”, no bairro Jardins de Tatuí; dia 20, às 10h, na ESF “Dr. Alceu Machado Filho”, da vila São Cristóvão; e dia 23, às 13h30, na ESF Jardim Gonzaga, e às 10h e às 13h, na Emef “Prof. José Galvão Sobrinho”, organizado pela ESF Jardim Tóquio.
Setembro Amarelo
A campanha “Setembro Amarelo” é promovida nacionalmente, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e tem como principal objetivo diminuir os índices de suicídio.
Neste ano o tema da ação é: “Agir Salva Vidas”. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, porém, a campanha é realizada ao longo de todo o mês.
Dados da campanha apontam que passam de 13 mil suicídios registrados por ano no Brasil, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. E, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo e a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida.
A campanha “Setembro Amarelo” surgiu com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, e para isso, conta com o apoio de governos, núcleos, associados e de toda a sociedade.
Segundo a prefeitura, em municípios que possuem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como Tatuí, os casos de suicídio costumam ser reduzidos em 14%.