1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí tem aula de quadrilha junina e xaxado

Projeto “Pegadas Nordestinas” é apresentado por Luís Fernando da Silva Pinto

2
Aulas serão transmitidas no sábado, 11, pelo canal do MHPS no YouTube (AI Prefeitura)
Da redação

O “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, apresentará no próximo sábado, 11, às 16h, no canal do museu no YouTube (https://bit.ly/2PxMmUQ), a aula “Pegadas Nordestinas – Quadrilha Junina e Xaxado”, criada pelo professor de dança de salão e de cultura popular, Luís Fernando da Silva Pinto.

Conforme o MHPS, a aula transmitirá conhecimentos teórico e prático sobre duas danças populares, “com influências da mesma região, porém com histórias e contexto diferentes, de povos que levaram as experiências de vida, seja do trabalho, da agricultura ou do convívio social para a dança, juntamente com as tradições culturais que chegaram com a corte europeia”.

“A quadrilha junina, muitas vezes, é vista apenas como uma ‘festa caipira’, porém, é muito mais que isso. O xaxado e a quadrilha junina nordestina levam para a população entretenimento com muita arte e conhecimento sobre as manifestações culturais nordestinas, ligadas ao ciclo junino”, explica o professor Luís Fernando.

O projeto “Pegadas Nordestinas – Quadrilha Junina e Xaxado” foi um dos habilitados no edital de cultura 01/2021, do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.