Da redação
A curva de contaminações e óbitos provocados pela Covid-19 em Tatuí apresentou estabilidade nos quatro dias recentes, entre sábado, 7, e esta terça-feira, 10, em comparativo com o início da semana anterior.
Conforme balanço feito com base nos dados divulgados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, nas últimas 96 horas, a cidade teve um caso positivo da doença a mais que no período anterior (de 31 de julho a 3 de agosto).
Este número representa leve crescimento, de 1,85% no início desta semana. No atual período, o órgão municipal contabilizou 55 moradores contaminados, enquanto registrara 54 no mesmo período da semana passada.
Pelo balanço, a média de diagnósticos entre sexta-feira e terça-feira ficou em 13,75 infectados por dia, equivalente a menos de um caso por hora, ou 0,57 a cada 60 minutos. No atual período, o município registrou 406 notificações da doença, confirmou 55 e descartou 365.
Paralelamente, no mesmo período, o órgão da Secretaria de Saúde confirmou um falecimento em decorrência da doença. No início da semana anterior, foram confirmadas duas vítimas fatais.
No início desta semana, a única morte foi informada na segunda-feira, 9, referente a um homem de 60 anos. A vítima estava internada na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia e faleceu na manhã de domingo, 8, às 5h55.
No boletim epidemiológico de sábado, 7, a VE afirmou que uma idosa de 86 anos, falecida na sexta-feira, 6, às 10h, na UTI da Santa Casa, constava na relação de óbito com suspeita da doença. Contudo, o relatório publicado nesta terça-feira informou que o exame dela testara negativo.
Até a divulgação do boletim mais recente, atualizado na manhã de terça-feira, a cidade havia acumulado 70.054 notificações da doença, sendo três casos suspeitos aguardando resultado dos testes, 52.149 descartados e 17.902 positivos.
Dos confirmados, 17.422 pacientes já estavam recuperados (97,3%), 443 morreram e 37 seguiam em tratamento: 16 em hospitais e 21 em isolamento domiciliar. Todos os três casos suspeitos permaneciam sendo tratados em hospitais.
Na Santa Casa, a UTI tem capacidade para 15 leitos e estavam internados oito pacientes na terça-feira (taxa de ocupação de 53%). Já os leitos clínicos têm capacidade para 22 pacientes e estavam internados oito (ocupação de 36%).
No hospital particular, seguiam internados três pacientes, sendo um na unidade de terapia intensiva, com quadro que inspirava cuidado, e dois na ala de leitos clínicos da Covid-19, com quadro de saúde estável.