Da reportagem
A microrregião turística “Raízes do Interior Paulista”, da qual Tatuí faz parte, assinou termo de parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para a realização do programa “Sebrae Turismo”, nas dez cidades integrantes.
O interlocutor da microrregião turística e secretário do Turismo de Tatuí, Cassiano Sinisgalli, assinou a declaração de adesão ao programa e afirma que o trabalho focado no desenvolvimento turístico e econômico da cidade e da região.
A formalização da assinatura aconteceu em evento on-line, na última sexta-feira do mês de julho, dia 30, com a participação dos municípios integrantes da microrregião (Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho).
Sinisgalli avalia que a parceria deve “render frutos” a médio e longo prazo, “por meio de uma construção colaborativa de vários atores locais e regionais, já que se estende para o fortalecimento do turismo regional”.
“Já em curto prazo, será uma ótima oportunidade de se articular estratégias de trabalho e marketing focando na retomada econômica após o fim da pandemia, auxiliando os empreendedores que compõem o ‘trade’ turístico de Tatuí e região”, destaca o secretário.
O interlocutor da microrregião explica que o programa tem o objetivo de “fazer do turismo uma fonte de desenvolvimento nos municípios, construindo, entre eles, uma agenda ativa de ações para o fortalecimento das micros e pequenas empresas, por meio de capacitações técnicas, gestão, soluções de viabilização ao acesso a novos mercados, modernização e inovação, sempre buscando o desenvolvimento”.
Em Tatuí e região, o programa também visa “aproximar o poder público dos municípios para a criação de ações para o desenvolvimento deste setor, oferecendo apoio em gestão empresarial e conhecimento técnico para o aprimoramento dos empreendimentos que recebem turistas”.
A reunião foi conduzida pelo Sebrae, tendo a participação dos membros do órgão: o presidente do conselho deliberativo, Robson Campos Tirso Meirelle; a gestora estadual de turismo Aline Delmanto Capone; o gerente regional de Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus; o gerente regional de Sorocaba, Alexandre Martins; o diretor de administração e finanças Guilherme Campos; as analistas de negócios Michelle de Paula Oliveira, Geovana Aparecida Annelli Parreira e Maria Jussara; o analista Henrique Teixeira; a articuladora regional da FGV, Flávia Maria de Toledo; o articulador de projetos Wilber Rossini; o gestor de projetos Victor Eburneo; e a assessora Stella Monlevade Góes Calmon de Britto.