Da reportagem
O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, na manhã de quinta-feira, 29 de julho, recebeu a solenidade de posse dos membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), para o biênio 2021-2022.
Instituído pelo decreto municipal 21.431, de 23 de julho de 2021, o conselho é composto por 22 entidades, sendo 11 oriundas do setor público e 11 da sociedade civil.
O órgão delibera sobre as questões ambientais, com o objetivo de assessorar a formulação e a execução do PMGAT (Plano Municipal de Gestão Ambiental de Tatuí).
A cerimônia teve presença do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior, da presidente do Comdema, Maria do Carmo Vara Lopes Orsi, do chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo; do vereador Renan Cortez e do advogado Daniel Belanga, representando o presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu.
Durante o evento, o titular explicou que a decisão de iniciar o mandato do biênio com uma solenidade de posse, “é o primeiro passo para tratar as questões ambientais do município com a devida seriedade”.
“Nos propusemos tratar o meio ambiente local de uma forma diferente. Queremos atuar em conjunto, Comdema e prefeitura, pois precisamos ter mais projetos, trabalhando mais a questão da educação ambiental, porque precisamos conscientizar as crianças. Acredito que, por meio da educação, consigamos mudar a situação”, afirmou.
De acordo com a presidente do Comdema, o novo biênio do órgão será marcado por gestão “democrática e participativa em todas as instâncias”. Conforme Maria do Carmo, a intenção é que os novos membros atuem de forma “mais ativa e menos protocolar”.
“Hoje, há muitas atas e poucos atos”, apontou. “Não queremos nos reunir uma vez por mês, assinar atas e somente cumprir os prazos. O Comdema tem de ser parte ativa de um processo municipal, temos de fazer parte da gestão municipal”, completou a presidente do conselho.
A O Progresso, Camargo reforçou que o Comdema auxilia na tomada de decisões, ajudando a planejar e dar um norte à secretaria municipal. “É muito importante que tenhamos representantes empenhados e ativos, para uma gestão que consiga desenvolver bem os trabalhos”, declarou.
O secretário municipal ainda reforçou a importância de o conselho ser formado por “uma variedade de pessoas, representantes de diversos setores da sociedade para que existam olhares diferentes. Isso somente enriquece as tomadas de decisões”, garantiu Camargo.
No novo biênio, três novas comissões foram criadas no conselho: de análises de recursos; de planejamento estratégico; e a terceira, para assessorar o Plano Municipal de Gestão Ambiental de Tatuí.
Conforme a resolução 001/2021, as reuniões mensais do órgão serão realizadas sempre na terceira quinta-feira de cada mês, na sede da Polícia Ambiental Municipal. Entretanto, em virtude da pandemia, as reuniões estão sendo realizadas pela internet.
Membros do Comdema
Os membros do conselho pelo setor público, representando as secretarias municipais, são: Marceli Fernandes Lazari e Danilo Floriano, de Agricultura e Meio Ambiente; Tatiane Barros de Miranda Popets e Ana Paula de Cunha de Miranda, da Educação; Alexandre de Jesus Bossolan e Ana Stela das Dores Donzelli, do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; Otávio Augusto Vieira e Therezinha de Moraes Muhamed Jamoul; de Planejamento e Gestão Pública; e Pablo Fabrício de Barros Soares e Elaine Rocha Lima, da Saúde.
Fábio Francisco Fiusa e Luiz Carlos de Carvalho Leitão, da Casa da Agricultura de Tatuí – Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Marcelo Ticelli e Ariel da Conceição Ventura, da Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, o sargento PM Reginaldo de Camargo e cabo PM Arthur Alves de Lima, da Polícia Militar Ambiental, também integram o conselho.
Além de: cabo PM Carlos Augusto dos Santos e subtenente PM Luís Henrique de Mendonça, do Corpo de Bombeiros de Tatuí; Adriano José Branco e Marcelo Del Prette, da Sabesp; e Sérgio Luiz de Moraes e Joaquim Carlos Diniz, da Defesa Civil.
Representando a sociedade civil: José Vinícius Santos e Marcos Bezerra de Carvalho, da Elektro; Francisco Antônio Orsi Mendes e Daniel Ballarin Leite, da OAB; Cleyton Vanderley Zucato e Tatiane Aparecida Valois Graça, da CCR SPVias.
Armando Pettinelli Junior e Clarisse Rufino Goellner, do Rotary Club, Marcos Massarani e Márcio Menezes da Silva, da Associação Regional de Engenheiros de Tatuí, José Zaudas Garcia e José Geraldo de Mello Sá, do Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, Leonardo José de Moraes Silva e Ademir Cleto de Oliveira, da Associação dos Legionários em Defesa da Ecologia da Região de Tatuí – ONG Alerta, são membros pela sociedade civil.
Ainda integram o Comdema: Valdir Leite de Camargo e Sérgio Luiz dos Santos, do Cobat (Conselho de Bairros de Tatuí); Célia da Rosa e José Carneiro Barbosa, da Cooperativa de Reciclagem de Tatuí); Maria do Carmo e José Carlos Ferreira, da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Tatuí); e Luís Fernando de Oliveira e Davi Gutierrez Antonio, da Etec “Sales Gomes”.