Falta ele





Interessante o Paulista deste 2015. Alguns clubes tradicionais do futebol de São Paulo voltaram. Linense, Botafogo, XV de Piracicaba, São Bento de Sorocaba. Enfim, clubes que muito fizeram pelo sucesso do futebol, ora revelando jogadores, ora com campanhas memoráveis.

Todavia, ainda sentimos falta do Taubaté, por exemplo, da Ferroviária, do América, e, logicamente, do “Galo da Comarca”. O sempre querido XV de Novembro, de Jaú, um dia revelou Afonsinho, inteligente meia e contestador, que fez balançar as estruturas das leis esportivas com sua posição sobre então famigerada “Lei do Passe”. Craque que fez nome no Botafogo do Rio e, depois, um médico de sucesso. E também lembramos do ponta, Sormani, que de Jaú foi brilhar no Santos de Pelé e no futebol italiano.

Ele, Sormani, que aparece nesta foto do aguerrido XV de 1957. Em pé, da esquerda para a direita aparecem: Cotia, Barrela, Fernandinho, Aracito, Osny e Japonês. Agachados: Sormani, Adãozinho, Zuring, Chiquita e Galante.

Craque que esteve na Copa de 1950, Adãozinho, ex-Internacional (RS) e Flamengo, chegou a Jaú em 1953 depois que foi envolvido na troca com o zagueiro Servílio, que foi atuar no rubro-negro carioca. Grande XV de muitas histórias que enriquecem o futebol brasileiro. Torcedores e admiradores sentem a sua falta no cenário maior do futebol paulista.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade.