3º Sinal anuncia selecionados para a 1ª Mostra de Teatro Quebre a Perna

Evento deve ser realizado de forma presencial entre os dias 23 e 29 de maio

Projeto de grupo contará com oito espetáculos inéditos (foto: divulgação)
Da redação

O Grupo Experimental 3° Sinal de Tatuí anunciou no domingo, 14, os oito espetáculos selecionados para a 1ª Mosteque (Mostra de Teatro “Quebre a Perna”) – projeto cultural que recebeu recurso da Lei Aldir Blanc (lei federal 14.017/2020), por meio do decreto municipal 20.657.

O evento está agendado para ocorrer de forma presencial entre os dias 23 e 29 de maio, com apresentações no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, e na praça Manoel Guedes, a Praça do Museu.

As inscrições para a mostra começaram no dia 10 janeiro e seguiram até 17 de fevereiro, sendo divulgadas pelas redes sociais do grupo de teatro, pelo jornal O Progresso e outros veículos de comunicação da cidade.

Ao todo, 58 grupos foram inscritos e oito, selecionados para compor a mostra.O evento recebeu inscrições de artistas e coletivos de diversos municípios e estados brasileiros, entre eles: Acre, Amazonas, Roraima, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Preferimos conversar com os grupos inscritos e observar a viabilidade de virem a Tatuí para participar da mostra, e decidimos escolher espetáculos que estivessem mais próximos, pois a mostra não terá ajuda de custo”, comentou Cesar Santos, diretor do grupo e produtor do evento.

Foram selecionados:“A História de Osteobaldo e Bartolomeu”, da Cia. Teatral Sofá Laranja, de São Gonçalo (RJ); “Stefany”, do Grupo Fântaso, Indaiatuba (SP); “A Farsa da Compadecida Vestida de Sol”, Grupo Tapanaraca, Itapetininga (SP); “Biruta, Nua e Crua”, Circo Nenúrio, Iracemápolis (SP); “O Pretendente”, Cia Bambolina, Paraguaçu Paulista (SP); “Invadindo o Sítio da Dona Veioca na Quarentena”, Saindo do Conto, Porto Feliz (SP); “Mac(h)os”, Cia. Ímpares e “Dois Palhaços numa Praça Suja”, Grupo ArteemQ, de Tatuí.

“Vamos trazer apenas oito grupos, porém, todos com grande qualidade artística”, completou o diretor.

A mostra ainda contará com duas apresentações não competitivas, de “A Volta da Cantora Careca, Porém Muda”, da Trupe Garagem & Cia. de Teatro, e “Lisbela e o Prisioneiro”, do grupo experimental 3° Sinal, ambas de Tatuí.

O grupo ainda anunciou que convidará outros grupos de teatro de Tatuí para comporem a programação da mostra como espetáculos convidados,a preencherem a agenda. Serão juradas: Adriana Afonso, atriz do Grupo Asas de Tatuí; e Rose Tureck, diretora do Grupo Joanas de Tatuí.

Neste projeto, o grupo conta com o apoio da Outlet dos Óculos de Tatuí; Trupe Garagem& Cia. de Teatro; CEU das Artes; Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude de Tatuí; prefeitura de Tatuí; Secretaria Especial da Cultura; Ministério do Turismo; e governo federal.