Da reportagem
A partir de iniciativa do jornal O Progresso junto ao Escritório Regional do Sebrae-SP, em Sorocaba, representantes da entidade estiveram na cidade para apresentar, à prefeitura, novas ações para auxiliar no desenvolvimento do turismo tatuiano.
Neste dia 5, após visita à redação do bissemanário, Flávio Palma e Michele de Paula Oliveira, consultor e analista de negócios do Sebrae-SP, respectivamente, estiveram no Museu Histórico “Paulo Setúbal” para o encontro.
Acompanhados por Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, gerente comercial de O Progresso, Palma e Michele se reuniram com Cassiano Sinisgalli, secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, para tratativas iniciais visando a uma possível nova parceria entre a entidade e a prefeitura.
O titular da pasta apresentou ao consultor e à analista as razões pelas quais Tatuí recebeu o título de MIT (Município de Interesse Turístico), em 2017, e os trabalhos realizados para o crescimento da microrregião turística Raízes do Interior Paulista, da qual ele é o interlocutor.
A microrregião, formada por Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Torre de Pedra, Cerquilho, Porangaba e Jumirim, foi lançada em 2017 com a intenção de fomentar o turismo regional, criando uma agenda de eventos e roteiros turísticos.
“Claro que, primeiro, pensamos na nossa cidade. Estamos focados em Tatuí, mas pensando também nesse roteiro turístico regional, pois são cidades próximas, e uma complementa a outra”, afirmou Sinisgalli.
“Na região, há opções de parques aquáticos, resorts, balonismo e paraquedismo – além de Tatuí, que possui o Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’, doces caseiros e o turismo pedagógico, com o Sítio do Carroção e o Sítio Santa Rosa”, exemplificou.
Posteriormente, Palma sugeriu a criação de um mapeamento de todos os atrativos turísticos dos municípios integrantes da microrregião, com o objetivo de divulgar o“Raízes do Interior Paulista”.
Michele apontou a Sinisgalli a necessidade de um levantamento para se identificar setores e vocação do município para o Sebrae poder trabalhar com eles.
A intenção é encontrar um produto com potencial de “resposta rápida” para, na sequência, a analista modelar as ações da entidade para serem aplicadas em Tatuí.
Como exemplo, Michele relatou um trabalho prestes a ser realizado com um grupo de 30 artesãos em Itu. Nele, o Sebrae deverá oferecer 20 horas de curadoria coletiva para desenvolvimento e aprimoramento de artesanato e, posteriormente, mais 12 horas de consultoria individual.
“É um trabalho que iremos iniciar, e depois será feita uma campanha maior com esses artesãos”, afirmou.
Para Sinisgalli, o Sebrae pode promover ações para capacitação do “trade turístico” em vários segmentos, como rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes e bares
O secretário destacou a importância do bom atendimento aos turistas, para que retornem e possam, indiretamente, “convencer” mais pessoas a visitarem o município.
Além de atividades voltadas ao trade turístico, o titular da pasta do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude solicitou que o Sebrae viesse a promover cursos de qualificação e workshops junto a outros segmentos do município.
A analista ainda sugeriu a realização de um encontro de “networking” da cadeia de turismo, com o objetivo de proporcionar integração entre o setor público e privando, visando otimizar as ações e identificar possíveis oportunidades de negócios e parcerias.
Conforme Michele, o ideal é que o evento possa ser realizado presencialmente, após a pandemia, como um ponto de partida para novas ações do Sebrae em Tatuí.
Na ocasião, os representantes do Sebrae ainda receberam, como referência dos atrativos locais, exemplares do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura, produzido em parceria com o jornal O Progresso.