Da reportagem
Neste sábado, 20, às 20h, o Ateliê Cristina Siqueira promove a terceira ação do projeto “A Poesia é o Espelho da Alma”, com a live “Conversando com Cristina Siqueira”, que terá o tema “Poesia e Leitura”.
Para participar da live, basta acessar o Facebook da poetisa. O público-alvo são os alunos do ensino médio, professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Tatuí, artistas e demais interessados, acima de 16 anos.
O projeto cultural recebeu recursos da LAB (Lei Aldir Blanc – lei federal 14.017/2020), por meio do decreto municipal 20.657, foi habilitado pelo edital de cultura 02/2020 e está acontecendo de forma virtual, devido à pandemia.
A primeira ação foi no início deste mês, com o tema: “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social – talento, inspiração, leitura e criatividade”. O segundo encontro, “A poesia é o espelho da alma”, consistiu em uma conversa sobre escrita criativa, ofício de fazer e refazer e referência a outros autores.
Segundo Cristina, mais de 150 pessoas participaram dos encontros virtuais. A ação reuniu poetas, artistas de diversos segmentos da cultura, professores e pessoas que nunca tiveram contato com a poesia.
“Os dois encontros foram sensacionais. Vejo que meu trabalho está ligado em tornar à arte mais saborosa, para o povo aprender a gostar de poesia. Quando a gente chega neste ponto de atingir escolas, pessoas de diversas partes do mundo e mobilizar a população, é muito bom”, declarou a idealizadora.
Para o encerramento, que será no sábado, 27, Cristina programou – somente para os já inscritos no projeto cultural – o sarau de poesia “Qual valor de um poema que nos leva a pensar e faz bem ao coração?”.
“O tema fala de poema, mas abrange também a música, artistas, escritores, repórteres e outros profissionais nos questionando sobre os valores que estão por trás de cada um”, indica a autora.
“Acho que esse momento vai ser muito importante, estou fazendo um convite para pessoas bastante interessantes, não só daqui, mas de outras cidades e de outros países”, conta Cristina.