Da reportagem
O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) deu posse na quinta-feira, 7, em cerimônia no paço municipal, ao novo conselho deliberativo. A reunião foi conduzida pela prefeita Maria José Vieira de Camargo e pela nova presidente da entidade, Alessandra Vieira de Camargo Teles.
No ato, foram nomeadas as conselheiras: Alcimira do Carmo Ferrielo Vieira de Camargo, Ana Cláudia Orsi Mendes, Beatriz Soares Amaro, Cristiane Daniela Piacentini Lopes, Cristina Simões Almeida de Abreu, Juliana Maria Vieira de Camargo Passerani, Lívia Barros Bertolaccini, Lúcia Bonini Favorito, Marisa Teresa de Melo Vieira Grandino e Regiane de Oliveira Rosa Cardoso.
Além da presidente e das conselheiras, o encontro contou com a participação dos secretários municipais Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social) e Juliana Rossetto Leomil Mantovani (Fazenda e Finanças).
Abrindo a reunião, a prefeita falou sobre os objetivos do Fusstat e o trabalho do voluntariado no desenvolvimento de programas e ações para “melhorar a qualidade de vida da população carente e mobilizar a cidade no incentivo ao bem”.
“Por experiência própria, eu digo: dividir o tempo com o próximo, ser voluntário e solidário é atuar para melhorar a vida das pessoas, principalmente neste momento que atravessamos. É ter um papel transformador na vida das pessoas”, destacou a prefeita.
Maria José ocupou a presidência do Fundo Social por oito anos, entre 2005 e 2012, durante a gestão do marido, o ex-prefeito e atual assessor parlamentar Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, e, agora, passa o cargo à filha Alessandra.
“Como presidente do Fusstat, eu ouvi muitos depoimentos das pessoas. O Fusstat transforma vidas. Hoje, vocês estão nesse papel e vão ajudar a melhorar a vida das pessoas, daquelas que mais precisam”, concluiu a prefeita, desejando sucesso às novas conselheiras.
Alessandra, por sua vez, agradeceu a disponibilidade das conselheiras, já que o trabalho é voluntário, e declarou que a missão principal do Fusstat é “trabalhar o lado social, humanitário e de geração de renda”.
“Nesta gestão de 2021 a 2024, juntas, nós vamos construir e fazer parte da história de nossa cidade, com um trabalho voluntário de amor ao próximo”, iniciou a presidente, levantando um breve histórico da entidade na gestão da então primeira-dama.
“O Fusstat era um antes da Maria José e, hoje, outro”, frisou. Alessandra elencou alguns dos trabalhos realizados pela mãe no Fundo Social, acentuando que “o olhar humano e a vontade de estar entre as pessoas e agregando voluntários” colaborou para que Maria José fosse eleita ao Executivo.
“Seu legado permanece até hoje. Tenho certeza, prefeita, que não somente eu, mas todos que aqui estão farão de tudo para contribuir com a sua administração e deixar esse legado de amor e transformação social”, disse Alessandra.
A nova presidente atuou como voluntária do Fusstat de 2009 a 2012 e de 2017 a 2020 – neste último período, também como idealizadora e coordenadora dos projetos “Abrace Tatuí” e “Abrace a Santa Casa”, de onde surgiram os projetos “Adote um Quarto” e “Adote o Centro Cirúrgico” e pelo qual se reativou a Capela Sagrada Família, pertencente à Santa Casa.
“Tive a felicidade de ser conselheira do Fusstat no primeiro mandato da prefeita, e o ‘Abrace a Santa Casa’ foi, com toda a certeza, uma inspiração divina, que era um desejo antigo e que muitas mãos generosas colaboraram para realizar um trabalho tão importante para a nossa cidade”, acentuou a presidente.
Conforme antecipado por ela, uma das primeiras ações de 2021 será a reabertura gradual dos centros de capacitação – com as atividades que estavam suspensas devido às determinações de isolamento social, em prevenção à Covid-19.
“Queremos reforçar a importância da qualificação profissional, procurando estar junto das pessoas em diferentes bairros do município, além de valorizar e enxergar o potencial em cada pessoa que por ali passar, aumentando gradualmente o número de vagas durante a pandemia”, sustentou.
Alessandra ainda revelou novos projetos para a continuação do “Abrace a Santa Casa”, agora em parceria com o Lions Clube de Tatuí, para a revitalização da Maternidade “Maria Odete Campos Azevedo”.
“O ‘Abrace a Santa Casa’ continuará com novos desafios, e muitas outras novidades virão. Nosso sonho é aumentar a unidade entre todos, dialogar com todas as instituições, grupos de serviços e empresários para estar sempre dialogando sobre o que for necessário”, disse.
A O Progresso, Alessandra comentou que tem visitado os centros de capacitação (Jardim Gonzaga, vila Angélica, vila Esperança, Santa Cruz, jardim Rosa Garcia I e Jardim Santa Rita de Cássia) e já está programando iniciar as atividades nas próximas semanas.
“Nosso maior objetivo é voltar com os cursos de capacitação e estar perto das pessoas para que elas possam fazer os cursos, se capacitar e gerar renda às famílias”, acrescentou.
Segundo ela, os centros vão atender de acordo com a capacidade de cada local, respeitando os protocolos de distanciamento. “É um trabalho que deve ir começando aos poucos. A ideia é iniciar em fevereiro em dois centros (vila Esperança e Santa Rita), em paralelo com o ‘Abrace a Santa Casa’”, informou.
Ela ainda falou sobre a responsabilidade de assumir a presidência do Fundo Social, depois da marca deixada por Maria José na entidade. “É uma alegria, muita emoção, mas também é muita responsabilidade para continuar o legado que ela deixou”, finalizou Alessandra.
Também a O Progresso, a prefeita disse estar feliz por empossar a filha como presidente e destacou a experiência adquirida por Alessandra durante oito anos enquanto conselheira e coordenadora de projetos da entidade.
“É uma alegria muito grande, a Alessandra é muito solidária, tendo atendido com muito carinho as pessoas que mais necessitam, como conselheira, comigo e na gestão da senhora Sônia Ribeiro. Tenho certeza, que ela está capacitada para dar continuidade a todos os projetos do Fundo Social”, salientou a prefeita.
O conselho deliberativo do Fusstat foi nomeado através de decreto municipal. A próxima reunião do colegiado social deverá ocorrer dia 20, às 16h, também no paço municipal.