Da redação
Para incentivar a realização de testes de HIV e sífilis entre as pessoas sexualmente ativas, a prefeitura, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento, do Ambulatório de Infectologia, da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha “Fique Sabendo”.
A ação começou no sábado da semana passada, 5, com a realização do “Dia D”, na Praça da Matriz. Na ocasião, foram feitos 107 testes, dos quais cinco tiveram reagentes para sífilis e nenhum para HIV – os pacientes foram encaminhados para exames complementares e tratamento.
A ação segue até o dia 23, no Ambulatório de Infectologia, situado na travessa Monsenhor Magaldi, 296, de segunda a sexta, das 7h30 às 10h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-1564.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente pode, também, procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da residência para realizar o teste: nas unidades urbanas, o atendimento é das 7h às 18h, nas Estratégias Saúde da Família, das 7h às 17h, e nas unidades rurais, das 7h às 13h.
Além do incentivo à testagem, a campanha “Fique Sabendo” visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, além de identificar e encaminhar as pessoas infectadas com HIV para os serviços especializados.
“A detecção é feita por meio de testes rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário”, explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo.