Mais
    Início Cidades Dia de Finados tem público reduzido nos cemitérios da cidade

    Dia de Finados tem público reduzido nos cemitérios da cidade

    Da reportagem

    Com as determinações de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, o movimento nos cemitérios de Tatuí no Dia de Finados registrou queda de 12%, em comparação às visitas realizadas no ano passado.

    Segundo Elias Donizeti Miranda, diretor executivo do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, entre quarta-feira, 28 de outubro, e a segunda-feira, 2, os cemitérios Cristo Rei (na avenida das Mangueiras) e São João Batista (no Vale da Lua) receberam, aproximadamente,22 mil visitantes.

    O número representa cerca de 3.000 pessoas a menos que no ano passado, quando as necrópoles receberam pelo menos 25 mil pessoas em três dias (de 2 a 4 de novembro).

    “O número foi bem reduzido neste ano. É uma fase nova que estamos vivendo com a pandemia mundial. Acredito que muitas pessoas preferiram evitar aglomerações. Além disso, neste ano, não tivemos missa no cemitério do centro, que acaba reunindo mais gente”, comentou o administrador.

    Os cemitérios abriram para visitação das 7h às 18h, entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro – Dia de Finados -, seguindo os protocolos sanitários exigidos por conta da pandemia de Covid-19.

    “Resolvemos deixar aberto em horário especial nos dias que antecederam à data, para evitar aglomeração dos visitantes. Com isso, o público ficou bem dividido e foi passando por lá aos poucos”, completou Miranda.

    O escritório central também funcionou em horário especial durante a semana para atender às famílias. A prefeitura disponibilizou funcionários para trabalhar nos locais, ajudando os visitantes com acesso a informações, realizando pelo menos 380 atendimentos nos seis dias.

    “Entre os dias 26 e 31 de outubro, estimamos que, aproximadamente, 30 pessoas foram atendidas. No sábado, 31 de outubro, foram 20 atendimentos; já no domingo e na segunda-feira, foram mais de 150 por dia”, enumerou o administrador.

    O diretor ressaltou que, neste ano, as visitas aconteceram de forma tranquila e organizada, e ainda garantiu que funcionários estiveram trabalhando, durante todo o dia, na limpeza geral das necrópoles.

    A programação do feriado ainda incluiu a tradicional feira livre, com barracas de flores, velas, frutas, alimentos, brinquedos, bijuterias e roupas, com estandes no centro e no Vale da Lua.