Mais
    Início Cidades Escola de Inovadores do “CPS” abre inscrições para projetos de startups

    Escola de Inovadores do “CPS” abre inscrições para projetos de startups

    Aulas virtuais serão ministradas por professores da Fatec Tatuí (foto: arquivo O Progresso)
    Da reportagem

    O Centro Paula Souza está com inscrições abertas para a 11ª edição do programa Escola de Inovadores. Trata-se de curso de extensão de empreendedorismo gratuito, organizado pela Inova CPS, que tem como objetivo “ensinar pessoas a transformar ideias inovadoras em startups”.

    Para participar, o candidato deve apresentar uma proposta de empreendedorismo, que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 25 de setembro, no site www.inova.cps.sp.gov.br.

    Neste segundo semestre, em Tatuí, as aulas serão ministradas pelos professores da Fatec “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. O início das capacitações está agendado para 10 de outubro, com término previsto para 12 de dezembro.

    Esta é a quarta vez que o município recebe o programa. Fazem parte da iniciativa 57 Etecs e Fatecs de diferentes localidades. No momento da inscrição, o interessado deve escolher a unidade mais próxima da residência dele.

    Serão selecionadas de 15 a 20 propostas – com até três integrantes cada uma – por unidade. A lista de aprovados será divulgada no dia 30.

    A agente de inovação da região de Sorocaba, Rosana Bertila Giacomazzi, ressalta que o curso é pertencente às escolas técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do grupo. Assim, além de alunos e professores, quaisquer pessoas que queiram tirar um projeto de negócios do papel podem candidatar-se a uma das vagas.

    O projeto de empreendedorismo será avaliado por um comitê composto por membros da unidade CPS, empresários e agente de inovação do Inova CPS, com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico.

    Rosana destaca que a novidade deste segundo semestre é o lançamento do Programa Trilha do Empreendedorismo e Inovação, que apresenta o portal Vitrine Inova CPS com os 50 melhores projetos de negócios desenvolvidos na última edição do curso, para serem conhecidos e avaliados por mentores, investidores e possíveis parceiros.

    As dez iniciativas de maior destaque participam também do Acelera Inova CPS, um programa intensivo de aceleração com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP).

    Conforme a agente, as atividades da Escola de Inovadores são realizadas por meio de uma plataforma de aprendizagem virtual. O curso online tem duração de 40 horas, distribuídas em dez aulas semanais, em formato de webinar, ministradas por professores do CPS.

    Os alunos receberão as oficinas sobre comportamento empreendedor: “Canvas – Modelo de Negócios”, “Design Thinking e Prototipagem”, “Legislação e Proteção Empresarial”, “Tecnologia Aplicada aos Negócios”, “Fontes de Financiamento para Startups”, “Visão de Finanças e Mercado”, “Marketing em Startups, Pitch” e “Clínica de Negócios”.

    “Neste segundo semestre, tudo será feito online. Teremos mentorias virtuais, encontros para falar dos projetos e webinar com os melhores profissionais do mercado para falar de empreendedorismo”, completou a agente.

    Rosana conta que o décimo encontro é marcado por um “balcão de mentorias”, no qual os participantes poderão receber consultorias de profissionais na construção dos planos de negócios.

    Ao final do curso, acontece o “Demo Day”, no qual as propostas de startups serão apresentadas a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.

    As 50 melhores propostas serão convidadas para compor a Vitrine Inova CPS e participar do processo de seleção para o Acelera Inova CPS.