Da reportagem
A SAP Brasil lançou a iniciativa “SAP Learning for Employment”, oferecendo cursos e certificações gratuitamente para capacitar até 4.000 profissionais em tecnologias estratégicas até o final de 2023. Pela iniciativa, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” foi uma das selecionadas para receber a capacitação.
De acordo com o diretor da Fatec Tatuí, Mauro Tomazela, a ação tem o objetivo de oferecer a oportunidade de uma carreira “promissora”, impulsionando a contratação de jovens certificados por empresas do ecossistema da SAP.
Apenas 12 das 73 Fatecs do Centro Paula Souza foram selecionadas para a parceria com a multinacional alemã: São Paulo (Ipiranga e Zona Leste), São Caetano do Sul, Barueri, Itu, Indaiatuba, Tatuí, Sorocaba, São José dos Campos, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto.
Para Tatuí, foram oferecidas 40 vagas, sob a coordenação do CPS, com aulas online para alunos a partir do quarto semestre dos cursos de gestão de tecnologia da informação e gestão empresarial, sendo 20 vagas para cada área. Os estudantes foram selecionados para receber a capacitação.
“Dentro do nosso sistema acadêmico, temos um índice de alunos com melhor aproveitamento, e foi oferecido aos melhores. Nós conseguimos 40 vagas, que foi o máximo ofertado; algumas Fatecs ficaram com 20 ou 30 vagas”, observou o diretor.
A iniciativa tem parcerias com empresas privadas, públicas e do terceiro setor. A primeira parceria será por meio do programa “Minha Chance”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, que inaugura a iniciativa no Brasil. A solução SAP Business One será a primeira a ser disponibilizada.
O diretor explica que se trata de um sistema de gestão empresarial e relacionamento com clientes voltado para o segmento de pequenas e médias empresas ou filiais de empresas multinacionais com novas operações no Brasil.
“A própria SAP pode reaproveitar todos os alunos, pois eles terão uma formação com acesso a todo o sistema da multinacional. Além disso, os estudantes terão um diferencial no currículo e experiência em uma ferramenta conhecida mundialmente”, afirmou Tomazela.
O Centro Paula Souza criou um curso com duração de 140 horas, que inclui 80 horas de conteúdo online da SAP em português, supervisionado pelos professores da instituição.
O curso “Suporte Básico em Sistemas de Gestão Empresarial” oferecerá uma formação completa, que inclui um módulo de 20 horas de introdução aos conceitos básicos e utilização da plataforma; e outro, de 80 horas, dedicado às atividades funcionais, de suporte e gerenciamento sob o ponto de vista de usuário e de TI.
Já o terceiro módulo, de 40 horas, prepara os alunos para identificar necessidades ou problemas, definir um projeto e suas hipóteses de desenvolvimento e apresentação de propostas para adoção da solução.
“Nossos professores passaram por capacitação e os alunos começaram as aulas virtuais na sexta-feira, 21. A capacitação acontecerá todas as sextas e sábados daqui até o final do ano”, completou Tomazela.
O diretor ressaltou que, para garantir a maior empregabilidade dos alunos, a iniciativa contará com subsídio integral do valor da prova de certificação SAP para os estudantes que completarem todas as etapas do curso com êxito, incluindo a apresentação final, de acordo com os critérios do CPS e da SAP.
“Este é um grande diferencial em relação a outras iniciativas de capacitação profissionalizante. Somente o exame custa em tona de R$ 3.000, e os estudantes poderão fazer de forma gratuita e se tornar um consultor SAP”, acrescentou Tomazela.
Ao término do curso e com as certificações conquistadas, a SAP, com apoio da área de RH dela, fará um “speed recruiting” (recrutamento veloz, em tradução livre) e um “hackathon” (encontro de desenvolvedores de software), para colocar em contato os jovens consultores e o ecossistema de parceiros.
“No evento, programado para o início de 2021, as entrevistas e contratações podem acontecer de forma rápida e assertiva, em um momento de esperada retomada da economia”, informou a assessoria de comunicação do CPS.
A vice-presidente de Ecossistemas e Canais da SAP Brasil, Carolina Bastos, informa que a SAP já tem uma série de iniciativas voltadas para incentivar que mais estudantes se interessem desde cedo pelas disciplinas relacionadas ao universo STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), que incluem atividades de formação com parceiros do terceiro setor e outras lideradas pela própria SAP, em São Paulo, e no SAP Labs, em São Leopoldo (RS).
“Acreditamos que oferecer a opção de uma promissora carreira em tecnologia trará grandes oportunidades a estes jovens não só pelo potencial de desenvolvimento, mas no impacto positivo no seu entorno também. Existem estudos que indicam que a demanda por mão de obra qualificada só tende a crescer nos próximos anos e que haverá escassez”, destaca Carolina.
“Por mais de 47 anos – e 25 no Brasil -, a SAP impulsionou a inovação em nome de nossos clientes para ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas”, completa a vice-presidente.
Segundo Pedro Brasileiro, consultor do Programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo, o objetivo do Minha Chance é a qualificação para os estudantes com cursos que estejam alinhados à demanda do setor produtivo e ao futuro do mercado de trabalho.
“Os alunos que concluírem o curso e forem aprovados na prova de certificação contarão com um amplo ecossistema de parceiros e clientes como seus prováveis empregadores”, conclui o consultor.
Comentários estão fechados.