Da reportagem
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quinta-feira, 23, mais cinco respiradores pulmonares para auxiliar no tratamento dos pacientes internados com Covid-19 ou suspeita da doença.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que os novos aparelhos foram doados pelo governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Saúde e de indicação da deputada estadual Damaris Moura (PSDB).
Conforme a secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, os novos equipamentos serão instalados no Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”, como leitos de suporte ventilário.
“Os equipamentos permitirão socorrer com mais rapidez os pacientes que passarem pelo pronto-socorro em estado grave e precisarem do suporte de respiração. Ali, eles terão os primeiros atendimentos e depois podem ser transferidos para a UTI da unidade”, disse a secretária.
Com os novos aparelhos, a Saúde municipal soma 37 respiradores, sendo que 20 deles foram recebidos por meio de doações, no período da pandemia do novo coronavírus – dez do governo do estado e dez do Ministério da Saúde.
Cada um representa um leito público de UTI disponível na cidade. Segundo Tirza, dez são mantidos na unidade de terapia intensiva destinada a Covid-19, outros oito em UTI para outros tipos de doença, nove no PS e dez permanecem de suporte.
Mesmo reservando uma área da unidade de terapia intensiva para pacientes confirmados e com suspeita de Covid-19, a secretária reforçou ser possível remanejar os 37 aparelhos de uma ala para outra, em caso de necessidade.
Tirza informou que os equipamentos estão em fase de montagem e devem estar prontos para uso nos próximos dias. “Eles já vieram equipados e já temos tudo que precisamos para montar os leitos”, adicionou.
A cidade aguarda outros cinco respiradores, por meio de parceria entre a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e o governo do estado. Segundo a prefeitura, a previsão é de que os novos equipamentos cheguem na terça-feira, 28.
O governador João Doria anunciou a distribuição dos novos equipamentos no dia 29 de junho. Segundo o governo, 400 respiradores serão entregues às Santas Casas e hospitais filantrópicos do estado.
“A nossa cidade se preparou e se dedicou para ter tudo o que os nossos pacientes precisam. Temos uma UTI para Covid-19 totalmente renovada, com profissionais especializados em casos de alta complexidade, e estamos muito bem equipados para atender”, completou a secretária.