Da reportagem
A 17a edição da Marcha para Jesus ainda não tem data para ser realizada no município. O 30tradicional evento religioso estava marcado para o dia 9 de julho, uma quinta-feira, porém, foi adiado devido à pandemia de coronavírus.
O evento é organizado pelo Conpas (Conselho de Pastores de Tatuí), em parceria com a prefeitura. No ano passado, a 16ª edição reuniu 7.500 pessoas, que marcharam por três quilômetros até a concentração na praça Antônio Prado, que abriga a Concha Acústica Municipal “Spartacco Rossi”.
Neste ano, a Marcha para Jesus seria novamente realizada no feriado de 9 de julho, data em que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932. No entanto, além do período de quarentena, o governador João Doria adiantou o feriado para segunda-feira, 25.
No início desta semana, o presidente do Conpas, pastor Valter de Paula Leite (Igreja Comunhão e Adoração), informou que aguardaria um novo pronunciamento do governador sobre o projeto de retomada no estado.
Na quarta-feira, 27, o governo estadual divulgou a “retomada consciente” e o enquadramento da RMS (Região Metropolitana de São Paulo) – da qual Tatuí faz parte – na fase 2 “laranja”. Nela, a realização de eventos que geram aglomeração de pessoas continua suspenso.
Posteriormente, Leite afirmou que verificaria os próximos feriados e faria reunião com a diretoria do Conpas para definir uma nova data para a Marcha para Jesus.
O evento, realizado anualmente no município desde 2004, é considerado o maior do sudoeste paulista, segundo o presidente do Conpas. Recentemente, a atividade religiosa estava sendo realizada simultaneamente com a Feira do Doce.
Neste ano, a oitava edição da feira, considerada a maior do interior paulista voltado à venda de doces, inicialmente, aconteceria de 9 a 12 de julho, de quinta-feira a domingo.
No fim de abril, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, juntamente com a Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce), resolveu adiar a realização do evento para os dias 4 a 7 de setembro.
Segundo o pastor, dia 7 de setembro, uma segunda-feira, feriado do Dia da Independência do Brasil, “seria uma boa data”. “Já realizamos uma edição da Marcha para Jesus em Tatuí no feriado de 7 de setembro. Contudo, até o momento, o evento continua adiado e sem uma nova data definida”, frisou.
Leite reforçou que a missão da Marcha Para Jesus “é promover a união e a comunhão, oferecendo aos cristãos um momento de reflexão na fé e expressar o amor de Deus ao município”.
De acordo com ele, a “Marcha é um trabalho ecumênico destinado aos fiéis de todas as religiões e não leva bandeiras”. “O importante é a comunhão e o bem comum entre os cristãos de Tatuí e de toda a região”, completou.
Tido como “o maior evento popular e cristão do mundo, reunindo milhões de pessoas anualmente”, a 28a edição da Marcha para Jesus de São Paulo foi adiada do dia 11 de junho para 2 de novembro, após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus na capital paulista.