Da redação
Cerca de 800 professores da rede municipal de ensino, da prefeitura, no final do mês passado, participaram do terceiro e último encontro de formação sobre “educação especial inclusiva”, na Fatec, cujo objetivo é oferecer aos profissionais “conhecimentos e ferramentas para atuarem no dia a dia da sala de aula e na integração dos alunos na convivência escolar”.
Estiveram presentes o secretário municipal da Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, e as equipes de supervisão de educação infantil, de supervisão de ensino fundamental e do Núcleo de Atendimento Terapêutico Especializado (Nate), além dos professores formadores do Departamento de Apoio Pedagógico, da secretaria.
Os três encontros presenciais da formação, oferecidos pelo Instituto Foccus Educação e Tecnologia, de Jundiaí, abordaram, com oficinas teóricas e práticas, temas como deficiência intelectual, neuropsicopedagogia, psicologia inclusiva, neurociência aplicada à educação e transtorno do espectro autista (TEA). Os professores receberam livros sobre os assuntos, para se aprofundarem nos temas discutidos.
A continuidade da formação será realizada por meio do Portal Foccus, com atividades que deverão ser realizadas e revisadas. O portal também conta com fórum de dúvidas e canal para a troca de informações diretas entre os professores e o tutor virtual.