Da reportagem
O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) promoveu a primeira reunião de 2020 na tarde de terça-feira, 4. Com a presença do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, os conselheiros abordaram algumas das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano.
Primeiro equipamento de Tatuí a receber recursos do MIT (Município de Interesse Turístico), por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), a praça Martinho Guedes, a “Praça da Santa”, foi abordada na reunião.
A municipalidade teve à disposição R$ 1.192.649,52 para reforma e revitalização do espaço público. O recurso veio de dois convênios com o Dadetur, sendo R$ 371.143.95, conquistados em 2017, e R$ 482.367,02, referentes a repasse de 2018, além de contrapartida da prefeitura, de R$ 339.138,55.
O Dadetur liberou os recursos a partir de projeto apresentado pelo Departamento Municipal de Turismo. A proposta de uso dos valores foi aprovada pelo Comtur, prevendo a troca de piso e adaptação às normas de acessibilidade, com a instalação de rampas de acesso e execução de projeto arquitetônico e paisagístico, além da instalação de novas lixeiras, bancos e iluminação.
Sinisgalli frisou que o contrato com a Romme Construtora – EPP é válido até o mês abril. Segundo ele, para que a praça e o “Pinheirão” iluminado fossem entregues antes do Natal, alguns detalhes de acabamento ficaram pendentes.
Conforme o titular da pasta, a empresa permanece trabalhando na Praça da Santa para finalizar os acabamentos. Diante da vigência do contrato, Sinisgalli informou que fora solicitado à construtora que refizesse alguns pontos, sem custo à prefeitura.
“Não tivemos tempo hábil para realizar mais testes de iluminação. Posteriormente, notamos que há alguns pontos da praça que ficaram escuros e, em breve, melhoraremos a iluminação”, garantiu o secretário.
Ele revelou que fora pedido à construtora para que comprasse a maior parte possível dos materiais utilizados na revitalização em empresas do município. “Fizemos essa solicitação, justamente, para ajudar a movimentar a economia local”, reforçou.
As atividades de Carnaval também foram abordadas por Sinisgalli, por meio da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”.
As atividades carnavalescas foram divulgadas como uma das prioridades da atual administração. O Executivo optou por não realizar nenhum evento comemorativo no Réveillon, priorizando o investimento com a programação do Carnaval 2020.
Conforme divulgado pela prefeitura, está sendo montada uma força-tarefa entre todos os órgãos municipais envolvidos, visando “zelar pela boa convivência e segurança dos foliões, com foco na melhor organização dos festejos”.
Sinisgalli sustentou a importância do Carnaval no município para movimentar o “trade” turístico e, simultaneamente, contribuir para a geração empregos temporários, como profissionais para montagem da infraestrutura e segurança do evento.
O titular esteve em São Paulo para reuniões relacionadas ao turismo na terça-feira da semana passada, 28 de janeiro. Na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Sinisgalli aproveitou para convidar os membros a virem à Feira do Doce.
Ele buscou informações sobre feiras em que a Secretaria de Turismo irá participar em 2020, para repassá-las à microrregião turística “Raízes do Interior Paulista” – integrada por Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.
Sobre a verba a ser liberada pelo governador João Doria aos MITs neste ano, Sinisgalli afirmou que, até o momento, não há nenhum valor definido para que os municípios apresentem projetos para pleiteá-la.
De lá, Sinisgalli foi à Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) para reunião com a agência de viagens “Grafite”. A empresa realiza excursões para municípios do interior aos aposentados do Banco do Brasil e ex-funcionários públicos estaduais.
Conforme o secretário, cerca de 90 pessoas participam de cada excursão. Segundo ele, normalmente, em dois e três dias após o anúncio de cada viagem, todas as vagas são ocupadas, sendo necessária a elaboração de lista de espera.
De acordo com o titular, o DMT elaborou um roteiro turístico para ser percorrido no município, “e a agência gostou”.
Nos próximos meses, representantes da empresa deverão fazer uma visita técnica para verificar quais locais podem comportar os visitantes. Contudo, Sinisgalli garante que Tatuí já integra o calendário de viagens a serem oferecidas.
Além da Grafite, o secretário municipal revelou estar em contato com outras três agências de viagens – sendo uma sorocabana e duas paulistanas – para a venda do roteiro turístico e, assim, trazer mais visitantes à Feira do Doce.
Ao término da primeira reunião do ano, o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, declarou que o encontro serviu para “abrir” os trabalhos de 2020. Ele afirmou que, neste momento, aguarda a programação do DMT para definir as próximas ações do conselho.