Reunião de planejamento do DME traça cronograma esportivo do ano

Setor centraliza preparativos ao Jori, Jogos Regionais e Jogos Abertos

221
Reunião no Centro Cultural discutiu calendário esportivo de 2020 (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O Departamento Municipal de Esporte, pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, na tarde de segunda-feira, 3, reunião para planejamento das atividades esportivas deste ano.

O encontro, no Centro Cultural, teve a presença do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, do diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, e de coordenadores do setor.

Eles discutiram sobre as atividades das escolinhas municipais de esporte que, juntas, possuem mais de 2.000 alunos inscritos em diversas modalidades, como: futebol, futsal, vôlei, atletismo, tênis, basquete, judô, karatê, capoeira, dama, xadrez e ballet.

Para este ano, o DME aguarda a inauguração de equipamentos esportivos em diferentes bairros da cidade: um complexo esportivo no Jardim Santa Rita de Cássia; a cancha de bocha da praça Ayrton Senna, na vila Doutor Laurindo, uma quadra poliesportiva na vila Angélica; e o CIE (Centro de Iniciação Esportiva), no Jardim Lucila.

Os coordenadores do departamento puderam apresentar propostas para Sinisgalli e Buko, além de informá-los sobre as competições em que os atletas tatuianos deverão participar ao longo de 2020.

A O Progresso, Sinisgalli afirmou que o calendário de competições é elaborado para privilegiar três eventos esportivos: o 24º Jori (Jogos Regionais dos Idosos), o 64º Jogos Regionais e o 84º Jogos Abertos do Interior Paulista “Horácio Baby Barioni”.

Neste ano, o Jori será realizado em Cerquilho, entre os dias 12 e 16 de abril. O governo de São Paulo divulgou, na terça-feira da semana passada, 28 de janeiro, a realização dos Jogos Regionais, de 16 a 25 de julho, e dos Jogos Abertos, entre 11 e 21 de outubro, ambos sediados em Sorocaba.

Em 2019, o Jori e os Jogos Abertos foram realizados em Sorocaba e os Jogos Abertos, em Marília. “Com as sedes próximas neste ano, conseguiremos economizar com viagens das delegações tatuianas aos três eventos esportivos”, comentou o secretário.

“Começamos a fazer todo o planejamento do ano, programando as nossas atividades e campeonatos para não haver encontro de datas com os eventos esportivos regionais e estaduais”, informou o titular da pasta.

Neste momento, o DME apoia a realização do 14º Campeonato José de Campos – “Zé Leiteiro” e disponibiliza, até o dia 19, uma quarta-feira, as inscrições abertas à 6ª Copa Tatuí de Futsal para Menores.

Segundo Sinisgalli, o início da 8ª Copa Craque do Futuro, normalmente realizada entre os meses de julho e dezembro, pode ser antecipado.

Ele afirmou que o DME acompanha as datas de diversos torneios realizados em municípios próximos a Tatuí para a elaboração do calendário, “pois a Copa Menores e a Copa Craque se tornaram competições regionais, recebendo equipes de Iperó, Boituva, Cesário Lange e Tietê”.

“O nosso custo é barato e atrativo às equipes da região, porque os torneios de federações possuem taxas muito caras”, apontou Sinisgalli.