Da redação
Na manhã do último domingo de 2019, 29 de dezembro, aconteceu a 17ª Corrida Rural Diniz Pollo, no bairro dos Mirandas. A mais recente edição da tradicional “São Silvestre Caipira”, com percurso de cinco quilômetros, reuniu mais atletas que na prova anterior.
O evento contou com participação de 193 atletas de categorias masculinas, 127 nas femininas e 38 crianças, além de 80 corredores que não se inscreveram, totalizando a presença de 438 atletas.
Em 2018, a prova teve participação de 149 homens, 111 mulheres e 20 crianças, além de 56 corredores “pipocas”, totalizando a presença de 336.
A competição foi realizada pela Trivella Eventos em conjunto com as equipes de corrida do município Sigma Runners, Contra Tempo Running, Elite Runner, Box Crosstraining Tatuí, Ceu Running e Evolution Running.
A prefeitura apoiou a nova edição da corrida por meio do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e do Setor Municipal de Corrida de Rua e Atletismo.
De acordo com o regulamento, “a corrida tinha como objetivo motivar os atletas e difundir a prática em todos os meios sociais do município e região e, ainda, homenagear o fundador da corrida, Paulo Diniz”.
Tatuí foi representada por atletas das equipes organizadoras e das agremiações: CAT-Sesi Run, Colina das Estrelas, “Pé Vermeio”, Perfect Performe Runners, Setor Municipal de Atletismo e Studio Danilo Britto.
Além de atletas tatuianos, a prova teve participação de corredores de 22 municípios: Tietê, Sorocaba, Boituva, Iperó, Piracicaba, São Paulo, Sarapuí, Cerquilho, Guarulhos, Pilar do Sul, Conchas, Porto Feliz, Quadra, São Bernardo do Campo, São Roque, Mairiporã, Itapetininga, Campina do Monte Alegre, Votorantim, Cesário Lange, Piedade e Salvador (BA).
A São Silvestre Caipira dividiu os corredores em gêneros masculino e feminino, em cinco categorias: até 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 44, de 45 a 54 e acima de 55 anos.
Todos os concluintes da prova receberam medalhas e ainda houve premiação com troféus aos cinco primeiros colocados de cada modalidade e aos melhores classificados nas categorias por faixa etária.
Os prêmios foram entregues pelo idealizador da prova, Diniz Pollo, pelo diretor do Departamento Municipal de Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima; e do coordenador e do professor do Setor de Corrida de Rua e Atletismo, José Mesquita dos Santos e Eronides dos Santos, respectivamente.
Na classificação geral masculina, o campeão foi Iranildo da Silva, da Equipe Bill, de Piedade, que percorreu a prova em 16 minutos e 1 segundo. Quatro segundos depois, o segundo a cruzar a linha de chegada foi Francisco C. da Silva, garantindo a “dobradinha” à Equipe Bill.
Único representante tatuiano no pódio, João Paulo Rosa, da “Pé Vermeio”, ficou com a terceira posição. Alexsander da Silva Moreira, da Galgar, de Cerquilho, foi o quarto, e Paulo Henrique de Barros, da Equipe Bill, o quinto.
O lugar mais alto do pódio da disputa feminina foi, mais uma vez, da tatuiana Luciana Aparecida da Silva, com o tempo de 20 minutos e 39 segundos.
A atleta Thelma Kodama da Silva, da Equipe Bill, foi a segunda colocada, seguida de: Maria Eliete de Jesus Toledo, da Academia Inovação Fitness, de Cesário Lange, na terceira posição; Beatriz Rodrigues da Silva, da Sigma Runners, na quarta; e Priscila Kazumi Yano, da Evolution Running, na quinta.
Nas disputas masculinas por categoria até 24 anos, o vencedor foi Djavan Cesário Vieira, da Ceu Running, seguido por Gustavo Manoel Machado de Albuquerque, da equipe Papa-Léguas, de Itapetininga, e Sandro de Souza, da Ceu Running.
Vice-campeão da categoria de 25 até 34 anos na edição anterior, Damião Ferreira, da Street Runners, ganhou a prova de 2019. Na sequência, colocaram-se: Rafael Cortez Franquin, da IFE Conchas, em segundo, e Ricardo Carriel, da Pé Vermeio, em terceiro.
Na categoria entre 35 e 44 anos, posicionaram-se: Roque Pereira da Conceição, em primeiro lugar; Reginaldo Gomes da Silva da Advento Running, em segundo; e Nilson da Silva Guedes, da +1KM, em terceiro.
De 45 a 55 anos, o pódio apresentou: Francisco Valdemir Pereira Azevedo, na primeira posição; Ednilson José da Silva, na segunda; e Adenaldo de Souza Brito, na terceira. Eles pertencem às equipes Pé Vermeio, Lobo Solitário e Robson Rosa Assessoria, respectivamente.
Na última categoria masculina, a partir de 55 anos, Reis Marcelino Coimbra, da Ecort Tietê, foi o ganhador. A segunda colocação foi de Otacílio da Silva, da equipe Selva. Salvador Emílio de Campos Júnior, da Rock Runners, ficou em terceiro.
Na categoria feminina até 24 anos, Lúcia de Jesus Cardoso, representando a equipe Bombeiros, subiu ao lugar mais alto do pódio. No segundo lugar, Júlia Turri de Arruda Hessel, da Contra Tempo, e no terceiro, Joana Steiniger Lopes, da Ceu Running, também foram premiadas.
Talita de Oliveira Camargo e Caroline Ballarin Motta, ambas da equipe local Contra Tempo, e Marilza do Nascimento, da Pilar Runners, foram as melhores da categoria feminina de 25 até 34 anos.
As três primeiras colocadas da categoria de 35 a 44 anos foram: Sandra Pereira de Souza, da Equipe Bill; Ana Luiza de Góes Santos, da Elite Runner; e Luciana Ribeiro, da Sigma Runners.
Na categoria das atletas com idade entre 45 e 55 anos, Maria José da Silva, da Ceu Running, foi a ganhadora. O segundo lugar foi de Roseli Gomes da Silva, da AOB (Associação Olímpica de Boituva), e o terceiro, de Mara Rubia Orsi, da Sigma Runners.
Na categoria feminina a partir de 55 anos, Marice Pasquini Chircia Pinto, da Flex Center, foi a vencedora pelo segundo ano consecutivo. Maria do Carmo Carriel de Paula, da Ceu Running, foi a segunda colocada, e Amélia Ikuno completou o pódio.
Além da disputa dos adultos com trajeto de cinco quilômetros, ocorreu a corrida kids, com diversas baterias curtas de 80 metros de distância, para crianças de 2 a 13 anos.
De acordo com Mesquita, o nível da edição 2019 da São Silvestre Caipira foi “bastante forte”. “O campeão anterior alcançou a quinta posição desta vez. Os atletas reclamaram do nível muito alto”, contou.
Prova tradicional
Dois dias depois, o município esteve representado na 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Ao todo, 32 tatuianos percorreram os 15 quilômetros do evento de nível internacional, superando o número de 18 atletas locais que estiveram na edição anterior.
A Evolution Running foi a equipe que levou mais corredores à capital paulista, com 14 integrantes. A Pé Vermeio participou com seis atletas, a Elite Runner, com cinco, a Contra Tempo, com três e a Ceti7, com um.
Sem representar nenhuma equipe da cidade, ainda houve a participação de mais três corredoras tatuianas: Luciana Aparecida da Silva, Natália Fernanda da Silva Rolim (mãe e filha, respectivamente) e Luciana Marques Ramos.
Aproximadamente, 35 mil atletas disputaram a corrida instituída pelo jornalista Cásper Líbero. A prova pedestre é realizada todo dia 31 de dezembro de cada ano, com participação de pessoas de ambos os sexos.
A programação de largadas desta edição começou mais cedo, a partir das 7h25, com a largada das categorias cadeirantes e cadeirantes com guia. Em seguida, a partir das 7h40, foi a vez da elite feminina, ficando para as 8h05 a elite masculina, pelotão “C” e pelotão geral.
A partir da edição de 2019, a Corrida Internacional de São Silvestre passou a ser uma prova da categoria bronze da “World Athletics”. Segundo os organizadores, essa novidade tornou o evento mais atraente aos atletas estrangeiros “de ponta”.