Da redação
As inscrições para a 17ª edição da Corrida Rural estão abertas e seguem disponíveis até o dia 23, uma segunda-feira. A tradicional “São Silvestre Caipira”, que acontece no bairro dos Mirandas, é composta por prova com percurso de cinco quilômetros.
A competição será realizada pela Trivella Eventos em conjunto com as equipes de corrida do município: Sigma Runners, Contra Tempo Running, Elite Runner, Box Crosstraining Tatuí, Ceu Running e Evolution Running.
A prefeitura apoia a nova edição da corrida por meio do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e do setor municipal de corrida de rua e atletismo.
De acordo com o regulamento, “a corrida tem como objetivo motivar os atletas e difundir a prática em todos os meios sociais do município e região e, ainda, homenagear o fundador da corrida, Paulo Diniz”.
Limitadas a 250 atletas, as inscrições devem ser realizadas pela internet (www.runnerbrasil.com.br). A taxa de inscrição custa R$ 35, que dá direito à numeração de peito e chip de cronometragem, além de hidratação durante o percurso e uma mesa de frutas após o final da prova.
A São Silvestre Caipira dividirá os corredores por gêneros masculino e feminino e em cinco categorias: até 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 44 anos, de 45 a 54 anos e acima de 55 anos.
Todos os concluintes da prova receberão medalhas. Ainda haverá premiação com troféus aos cinco primeiros colocados de cada modalidade e aos melhores classificados para as categorias por faixa etária.
A largada da corrida está prevista para o último domingo do ano, 29, às 8h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3251-1114, DME; 99716-2559, professor José Mesquita dos Santos; e 99118-4230, professor Eronides dos Santos.
Em 2018, o evento teve participação de 149 atletas de categorias masculinas, 111 nas femininas e 20 crianças, além de 56 corredores que não haviam se inscrito na disputa, totalizando a presença de 336.
Além de atletas tatuianos, a prova teve participação de corredores dos municípios da região: Boituva, Campina do Monte Alegre, Capela do Alto, Cerquilho, Hortolândia, Itapetininga, Quadra, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tietê e Votorantim.
Os prêmios foram entregues pelo idealizador da prova, Diniz Pollo, além do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; do diretor do Departamento Municipal de Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima; e do coordenador e professor do setor de corrida de rua e atletismo, Mesquita e Nide, respectivamente.
Na classificação geral masculina, o campeão foi Alessandro Mateus Ferreira, da equipe Passo a Passo, de Hortolândia, que percorreu a prova em 16 minutos e 29 segundos.
O segundo a cruzar a linha de chegada foi Cleverson Stank, da equipe “Pé Vermeio”. Alexsander da Silva Moreira, da Galgar, de Cerquilho, ficou com a terceira posição. Djavan Cesário Vieira, da Ceu Running, foi o quarto, e Adenaldo de Souza Brito, da CJA Sportes, de Sorocaba, o quinto.
O pódio feminino foi composto 100% por corredoras tatuianas. O lugar mais alto foi, mais uma vez, de Luciana Aparecida da Silva, da Pé Vermeio, com o tempo de 19 minutos e 41 segundos.
Luciana Ramos Marques foi a segunda colocada, garantindo à Pé Vermeio a conquista da “dobradinha”. Completaram o pódio: na terceira posição, Maria José da Silva, da Ceu Running; na quarta, Leise Denise da Silva, da Pé Vermeio; e na quinta, Beatriz Rodrigues da Silva, da Sigma Runners.