Da redação
O corredor Pedro Roque Della Vecchia, de 73 anos, foi o único representante tatuiano na primeira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. A disputa nacional aconteceu em Curitiba (PR), entre os dias 21 e 24 de novembro.
O atleta recebeu a doação de um rim e viajou à capital paranaense com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, para representar o município em três provas.
Della Vecchia, corredor da equipe tatuiana Contra Tempo Running, competiu na categoria acima de 50 anos. Ele alcançou a quinta e a sexta posições nas provas de 100 e 200 metros rasos, respectivamente. Na corrida de rua com trajeto de seis quilômetros, ele ficou com o sétimo lugar.
A competição recebeu apoio e cooperação técnica da ABTX (Associação Brasileira de Transplantados) e reuniu atletas transplantados de órgãos e medula do Brasil inteiro.
Conforme nota à imprensa, “o intuito do evento foi o de incentivar a prática de atividade física e trazer à tona o tema da doação de órgãos e de medula”.
Os primeiro Jogos Brasileiros para Transplantados são voltados a pessoas que receberam algum órgão transplantado – como coração, intestino, rim, fígado, pulmão e córneas – ou de células (medula óssea alogênico).
Os atletas competiram nas modalidades de atletismo, corrida de rua, natação e tênis. Eles precisavam ter sido transplantados havia pelo menos um ano e possuir liberação médica para a realização dos exercícios.