A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta nesta quarta-feira, 13, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”. Sob a batuta do regente convidado Marco Almeida Júnior, o grupo interpreta obras de Otto Schwarz, Edson Beltrami e Frank Ticheli, e “mostra como é formada uma banda”. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente.
Um dos destaques do concerto é a obra “Portrait”, composta pelo maestro tatuiano Edson Beltrami. A peça tem caráter didático, apresenta diferentes instrumentos e como é formada uma banda. O programa também traz “Volta ao Mundo em 80 Dias” (Otto Schwarz) e “Blue shades” (Frank Ticheli).
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi formada em 1992, em um processo de semiprofissionalização de grupos realizado pela instituição.
Até 1996, era a única oportunidade que os alunos de níveis avançados tinham de interagir com músicos profissionais e exercer a música em um ambiente próximo ao que o estudante encontrará no mercado de trabalho. O grupo tem repertório eclético e já gravou vários CDs e DVDs.
O regente convidado Marco Almeida Júnior é bacharel em eufônio pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em regência pelo Conservatório de Tatuí.
Iniciou os estudos aos dez anos, com o pai. Mais tarde, teve aulas com Wilson Dias e vários outros renomados professores, como Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Rafael Mendes, Fernando Deddos e Henrique Crespo.
Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Atuou em diversas orquestras, como Sinfônica de Campinas, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica Municipal de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, além da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Também integrou o Sexteto Carlos Gomes, Quarteto Euphonismo e Quinteto Só Metal, entre outras atuações. É professor de eufônio e professor responsável pela Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.
A bilheteria do teatro “Procópio Ferreira” funciona de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 21h; ou uma hora antes de cada evento.