A comissão organizadora prorrogou o prazo de entrega dos trabalhos concorrentes ao 26o Concurso Artístico e Literário de Natal, realizado pelo jornal O Progresso. O regulamento previa que as inscrições terminassem neste sábado, 26.
De modo a permitir que as unidades de ensino tenham mais tempo para a entrega – e atendendo a pedidos –, a organização prolongou a data final para a próxima sexta-feira, 1ª.
Representantes das escolas, como diretores, coordenadores pedagógicos e professores, podem entregar os desenhos e redações no bissemanário. Os próprios estudantes, assim como os pais ou responsáveis pelas crianças, também têm a chance de entregar os trabalhos à praça Adelaide Guedes, 145, no centro, em horário comercial.
Neste ano, O Progresso segue com a iniciativa de estimular a criatividade de estudantes das redes pública e privada do município. A edição 2019 do certame tem como tema “O Natal em Tatuí” e recebe inscrições nas modalidades desenho e redação, com premiações em dinheiro aos vencedores.
Criado em 1995 e realizado anualmente, o concurso conta com patrocínio do comércio local. A proposta é incentivar e divulgar o talento artístico e literário de crianças e adolescentes, além de revelar novos talentos e estimular a criatividade dos alunos. Participam estudantes do 1o ao 9o ano do ensino fundamental.
Eles têm a chance de concorrer com até um desenho e uma redação. A única exigência, além da adequação ao tema, é que o aluno esteja frequentando uma unidade de ensino local. Os trabalhos também podem ser enviados pelos professores.
Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios em dinheiro. No total, serão oferecidos R$ 2.400, distribuídos para os vencedores de cada dois anos, que receberão R$ 300 cada (salvo no caso dos três últimos anos em desenho e dos três primeiros anos em redação, englobados em um mesmo grupo de cada categoria).
Os três melhores trabalhos de cada categoria serão reproduzidos em edição especial de O Progresso, que circulará no dia 25 de dezembro. Na data, além dos desenhos e das redações vencedoras, serão constados os nomes dos ganhadores, dos professores e das escolas nas quais os vencedores estudam.