Implantação do Pecim é anseio de maior parte dos internautas

A maior parte dos internautas que participou da enquete realizada semanalmente pelo jornal O Progresso no portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) apontou ser favorável a implantação das escolas cívico-militares. De acordo com o resultado, 83% dos participantes indicaram serem favoráveis.

Em contrapartida, a pesquisa aponta que 17% dos participantes assinalaram ser contra a implantação do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), do governo federal.

O assunto tornou-se tema da enquete, a partir de divulgação feita pela prefeita Maria José Vieira de Camargo. Na quinta-feira, 10, ela assinou documento de manifestação de interesse do município em participar do programa.

A expansão de escolas no modelo que prevê a participação de militares da reserva em atividades educacionais e administrativas é uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro. Em setembro deste ano, ele assinou decreto instituindo o Pecim. O programa tem a finalidade de promover a melhoria na qualidade da educação básica no ensino fundamental e no ensino médio.

Para esta próxima semana, o bissemanário traz novamente como tema a segurança pública. A pesquisa virtual parte de reportagem publicada neste fim de semana, que aponta diminuição da violência no município entre os meses de janeiro e agosto de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

A informação consta em balanço divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo. Segundo o levantamento realizado pelo órgão, a queda é constatada em 12 classificações de ocorrências policiais.

Em razão disto, o jornal traz como pergunta: “Você já sofreu algum tipo de crime neste ano?”. A questão pode ser respondida, com as opções “sim” e “não”, até a próxima sexta-feira, 1º de novembro, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 2.