Mais de 25 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais Cristo Rei e São João Batista neste feriado de Finados. A data é celebrada no dia 2 de novembro, contudo, a estimativa da administração dos campos-santos é de receber visitantes desde a sexta-feira, 1º, até o domingo, 3.
Conforme o diretor executivo do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, Elias Donizeti Miranda, para atender à demanda, a prefeitura disponibilizará funcionários para trabalhar nos locais, ajudando os visitantes com atendimento, acesso a informações e segurança interna e externa.
“Os escritórios estarão funcionando durante todo o dia, e teremos um efetivo trabalhando para atender os visitantes. Eles poderão auxiliar, inclusive, na busca pelo local dos túmulos, já que, às vezes, recebemos visitantes de outras cidades, que não sabem onde estão os jazigos dos entes queridos”, afirmou.
Além disso, o diretor ressalta que as duas necrópoles funcionarão em horário estendido durante os três dias. A partir de sexta-feira, 1ª, até domingo, 3, em decorrência do feriado de Finados, ambas funcionarão das 6h às 18h.
“Sempre fazemos um horário diferenciado durante o período. Algumas famílias se antecipam e visitam os cemitérios na véspera, outras preferem ir ao cemitério no próprio Dia de Finados, por tradição, mas também deve ter algumas visitas no domingo. Então, pensamos em atender a todos os públicos”, salientou o diretor.
Ele ainda aponta que, no dia 2 de novembro, haverá tolerância no horário programado, devido à estimativa de se atender maior número de visitantes.
“No Dia de Finados, há uma tolerância no horário, para não prejudicar as pessoas. Sabemos que tem algumas que são de idade e que preferem ir mais à tarde, para evitar o sol quente. Então, teremos todo um aparato para aguardar a saída das pessoas”, comentou o diretor.
Miranda frisou que haverá funcionários, durante todo o dia, trabalhando na limpeza geral dos cemitérios, além de apoio da Guarda Civil Municipal, para garantir a segurança dos visitantes que irão prestar homenagens póstumas.
A programação do feriado ainda inclui a tradicional Missa de Finados, que neste ano acontecerá nos dois campos-santos. A celebração, realizada anualmente pela Igreja Católica, inicialmente, aconteceria apenas no centro, contudo, o rito no “cemitério novo” foi confirmado na quarta-feira, 23.
No Cemitério Cristo Rei, na avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras), a celebração está agendada para às 9h. Já no Cemitério São João Batista, no Vale da Lua, será às 16h30.
Limpeza
Conforme Miranda, as necrópoles estão liberadas para construção de jazigos, troca de mármore, troca de pisos e revestimentos e outros serviços. Contudo, a fase de manutenção em alvenaria termina na quarta-feira, 30.
Os interessados devem abrir requerimento no setor administrativo dos cemitérios e aguardar a liberação para iniciar os serviços. Segundo o diretor, o pedido tem de ser feito com antecedência.
“O requerimento deve ser feito antes, porque nós precisamos de um prazo para realizar os trabalhos, principalmente para a retirada de resíduos e entulhos do local. Toda reforma acaba gerando um pequeno transtorno, então, para evitar isso, pedimos que as pessoas se antecipem”, disse ele.
Miranda explica que, de quinta-feira, 31 de outubro, até sexta-feira, 1º de novembro, será permitida apenas a realização de limpeza. Já no feriado, não serão permitidos nenhum tipo de obra, reforma ou limpeza de túmulos. Os cemitérios estarão abertos exclusivamente à visitação de familiares.
O feriado de Finados em Tatuí ainda conta com a tradicional feira livre. Barracas de flores, velas, frutas, alimentos, brinquedos, bijuterias e roupas estarão disponíveis nos dias 1º e 2, em ambos os cemitérios, das 6h às 18h.
Os ambulantes e comerciantes interessados em participar tiveram até quinta-feira, 24, para realizar o cadastro para participar. Na segunda-feira, 28, os cadastrados deverão comparecer no departamento de fiscalização municipal para verificar quais os lugares reservados.
“Os feirantes oferecem flores artesanais, naturais e velas, entre outros itens. Eles fazem um cadastro no setor de fiscalização da prefeitura, recolhem uma taxinha e é sorteado um ‘box’ para cada um deles”, explicou.
Miranda ainda informou que, há um mês, a prefeitura está se preparando para receber os visitantes e que, nestes dias, o setor de obras intensificou os trabalhos de limpeza das ruas internas dos cemitérios.
Os serviços contemplam a retirada de entulhos resultantes das reformas em túmulos realizados por familiares dos falecidos e das flores e folhas ressecadas, espalhadas pelo vento, além da pintura de muros e do meio-fio.
“A gente faz uma manutenção, nos dois cemitérios, em um cronograma mensal de limpeza, com corte de grama e tudo o que há de necessidade, mas, quando se aproxima da data de Finados, colocamos toda a equipe em uma manutenção bem minuciosa”, garantiu o diretor.
Miranda conta que, no Cemitério São João Batista, além da instalação de identificação nas quadras, foram reforçadas as pinturas de guias e sarjetas. Já o Cristo Rei recebeu identificação das quadras no solo e pinturas de guias e sarjetas.