Reunião de setembro
Coordenada pelo presidente do Lions Clube de Tatuí, Marcos Antônio de Almeida, a reunião de serviço deste mês foi realizada na noite do dia 13. Antônio Arlindo Lisboa, presidente da Comissão de Instrução Leonística, anunciou as datas cívicas e leonísticas e o clube outorgou certificados aos profissionais que têm os dias comemorados em setembro: Engenheiro Agrônomo (Antônio de Camargo Barros e Saladino Simões de Almeida Filho) Professor de Educação Física (Altair Benedito Vieira), Guarda Civil Municipal (Francisco de Almeida Pereira), Auxiliar Administrativa (Edimara Bachega Gonçalves) e Clube de Mães (Isabel Olívia Crescíulo Pereira).
Cristiane de Fátima Pereira Lisboa, na instrução leonística, falou sobre como as mulheres, esposas de “leões”, são denominadas e “quais as suas funções em diferentes lugares do mundo”, enfatizando que somente no Brasil recebem o nome de “domadoras”.
Ainda disse das conquistas gradativas da mulher em Lions, atualmente, “com voz e participação efetiva nos seus clubes, na maior parte dos países”, conforme a assessoria de comunicação da entidade
Por ser setembro, o mês oficial de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), as profissionais do Projeto Semear, Natália Caroline de Paula (psicóloga) e Regiane Carvalho (psicanalista), abordaram o tema como questão de saúde pública, com informações estatísticas, causas e prevenção, destacando que “a melhor maneira é o acolhimento, escuta e encaminhamento a profissionais específicos”.
A vice-governadora Cida Millen homenageou as domadoras que têm setembro como mês dedicado a elas. Todas receberam do clube, por meio da esposa do presidente, Marisa, e das diretoras sociais, como ornamento, o “pin” da atual gestão.
As diversas comissões expuseram o encaminhamento de suas campanhas e atividades.
O presidente do LEO Clube, Thomas Sávio Convento, informou o resultado da campanha para o GPaci (“Mc Dia Feliz”) e anunciou uma feijoada como próximo evento beneficente.
Comissão de saúde
Na manhã do dia 14, sábado, integrantes do Lions Clube de Tatuí, sob a coordenação da Comissão de Saúde do clube, em parceria com o Projeto Semear (Núcleo de Desenvolvimento, Pesquisa e Inclusão) e a prefeitura municipal, reuniram-se na praça Ayrton Senna para informar a população sobre o “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio.
Foram realizados procedimentos e atividades pelos integrantes do projeto, que tem como um dos objetivos desenvolver atividades que auxiliam nos processos emocionais, como sessões de relaxamento, música, dança e rodas de conversa com profissionais especialistas.