A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu no último sábado de junho, 29, o “Dia D” de Intensificação da Vacina contra a Febre Amarela. A VE permaneceu aberta das 8h às 16h, e uma equipe esteve de plantão para atender pessoas que ainda não haviam recebido a dose única da vacina, recomendada pelo Ministério da Saúde.
Durante todo o dia, apenas 26 pessoas compareceram para receber a dose da vacina, um índice considerado muito baixo pela Vigilância Epidemiológica, que informou que, além de Tatuí, cidades vizinhas também tiveram baixa procura.
A intensificação da vacina contra a febre amarela em Tatuí segue até o próximo dia 12, sexta-feira. A VE informa que, assim como no “Dia D”, podem ser vacinados crianças de 9 meses até adultos menores de 60 anos, além de pessoas acima de 60 anos de idade apenas com pedido médico.
A vacinação ocorre em todas as unidades básicas de saúde urbanas, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h. A única exceção é a UBS “Aída Rodrigues Mota”, do bairro Santa Cruz, que atende apenas até às 13h.
Para se vacinar, basta levar a carteira de vacinação e o cartão SUS. A dose plena da vacina, que está sendo oferecida nesta ação de intensificação, tem duração “para toda a vida”.
Em Tatuí, não houve casos de febre amarela registrados no ano de 2018 e também até o momento. Os sintomas iniciais incluem: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Para mais informações, deve-se entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone: (15) 3259-6358.