Buscando recurso para a realização de projetos sociais, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) iniciou novas campanhas de arrecadação. Neste mês de junho, a equipe deve realizar mais uma edição da “Pizza Solidária”.
A renda será revertida à realização do projeto Samuzinho, que acontecerá em julho, e para a Fanfarra do Samu, que iniciou as atividades recentemente. O alimento poderá ser adquirido antecipadamente ou no dia, também com voluntários ou na base do Samu, por R$ 20.
De acordo com a coordenadora da base local do serviço, Cássia Stela Rodrigues Alvares, há disponibilidade de dois sabores: presunto com mussarela e calabresa com mussarela. A pizza pode ser retirada na sede do Samu. Ela não estará assada e não haverá local para consumo.
O Samu também iniciou, nesta semana, a arrecadação de ingredientes para a produção das massas e recheios. Conforme Cássia, o grupo está aceitando doações de molho de tomate, tomates, cebola, azeitonas, frios (presunto, muçarela e calabresa), embalagens e outros itens.
“Quem quiser ajudar pode levar a doação até a próxima quinta-feira, 13, na base do Samu. Precisamos de todos para que nossos projetos continuem. Atualmente, tudo que fazemos é somente com a ajuda de parceiros”, enfatizou a coordenadora.
Além disso, a coordenadora ressalta que está buscando patrocínio para a confecção de camisetas aos alunos que farão parte do projeto Samuzinho. “As empresas que ajudarem terão o logo impresso na camiseta”, conta.
O Samuzinho de Tatuí faz parte do projeto “Amigos do Samu”, iniciado em 2017, e, neste ano, deve atender a 70 crianças de 8 a 14 anos, divididas em duas turmas.
A primeira turma atenderá aos bairros Congonhal e Água Branca, entre os dias 1º e 5 de julho, e a segunda, de 8 a 12 de julho, abrangerá todos os bairros do município
A seleção das turmas acontece de 24 a 28 de junho, por meio de redação. Professores da escola do Congonhal ficarão responsáveis por escolher 30 crianças e adolescentes para fazer parte da primeira turma, enquanto profissionais do Samu devem selecionar 40 para a segunda turma.
Segundo Cássia, para a inscrição, será necessária a doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada a alguma instituição do município.
As equipes do projeto “Amigos do Samu” utilizam vídeos, palestras e aulas práticas junto às crianças, mostrando como é o trabalho do serviço de urgência e emergência, assim como o de outras instituições participantes do projeto, além de realizar visitas dos pequenos à ambulância.
Cássia ressalta que um dos objetivos do projeto é mostrar às crianças e adolescentes qual a importância do atendimento pré-hospitalar e a diferença entre urgência e emergência, além de orientar como agir em situações de risco e quando acionar o serviço 192.
“Os alunos vão para a viatura e conhecem todos os equipamentos que eu tenho para salvar vidas. Eles aprendem a fazer uma massagem cardíaca. Então, passam a dar importância para aquele atendimento”, menciona a coordenadora.
O conteúdo programático conta com aulas sobre o serviço do Samu e trote; prevenção a acidentes domésticos (incêndios, afogamentos, intoxicação exógena); prevenção sobre o uso nocivo e abusivo de drogas e bebidas alcoólicas; primeiros socorros; dinâmica de grupo; trânsito seguro; cidadania e perigos da internet.
“Sendo assim, o projeto desmistifica aquela ideia errônea de que, dentro da viatura, tem sofrimento, tem dor; pelo contrário, eles passam a ver que ali dentro eu consigo salvar vidas, eu consigo aliviar sofrimento e aliviar dor”, completou.
O projeto conta com a instrução de profissionais do Samu, Guarda Municipal, Policia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros.
Segundo a coordenadora, o projeto “Amigos do Samu” já atendeu cerca de 500 crianças envolvidas nas ações do Samu Kids, Samu Teen, Grupo Escoteiros e grupos de jovens em igrejas e escolas, “com o objetivo de formar multiplicadores na comunidade em que vivem”.
“Além disso, a base local mantém o projeto ‘Samu Solidário’ que abrange inúmeras ações sociais, entre elas, a festa de Natal para as crianças e a doação de cestas básicas no decorrer do ano, já tradicionais no município”, concluiu Cássia.