O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, da prefeitura, receberá, nesta sexta-feira, 7, às 14h, o concerto “A Música e Seus Ilustres”, com a Banda “Maestro João Gonçalves de Araújo”, agraciada pelo edital Proac 23/2018 (de bandas marciais e fanfarras) e que vem fazendo apresentações por todo o Estado de São Paulo.
Na história musical da cidade de Cananeia, no Vale do Ribeira, desde a década de 1930, já existiam grupos de músicos que tocavam de atos ou funções religiosas a dobrados.
João Gonçalves de Araújo foi um dos músicos autodidatas dessa época que preservaram o ensino da música na cidade, deixando um legado de músicos, atualmente idosos, “que guardam em suas memórias uma rica história de momentos memoráveis”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
A Banda “Maestro João Gonçalves de Araújo” tem caráter formativo, composta por 30 jovens cananeienses, de 10 a 18 anos de idade, que recebem aulas de música e fazem parte do corpo musical. Muitos desses jovens são bisnetos dos fundadores da banda, dando continuidade à história musical dela.
“Além de seguir com o objetivo de continuar com a rica e bela história da banda na cidade de Cananeia, a corporação tem os objetivos de despertar nos jovens o interesse pela música, o desenvolvimento de suas competências e habilidades, a socialização e sua integração no meio cultural”, acrescenta a assessoria.
Os jovens integrantes da banda também atendem ao requisito de situação de vulnerabilidade social, “colaborando com a formação em valores positivos para eles e para a comunidade em que vivem”.
A banda conta com apoio integral da Associação Amigos da Banda de Cananéia (AABC), que surgiu em 2012, por meio da parceria de um grupo de amigos estimulados para realizar ações em prol da cultura musical no município.
A associação visa facilitar o acesso a recursos materiais, culturais e musicais pelos cidadãos cananeienses, bem como apoiar os trabalhos da Banda “Maestro João Gonçalves de Araújo”, além de contribuir para a realização de trabalhos socioculturais para crianças e adolescentes do município.