‘Fatec Aberta’ é realizada nesta quarta para apresentar campus e cursos

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” realiza nesta quarta-feira, 29, o projeto “Fatec Aberta”. A ação tem objetivo de apresentar à comunidade os cursos oferecidos e as instalações da unidade local.

Além disso, o evento proporciona aos visitantes o contato direto com alunos e professores da instituição. Organizado com o auxílio dos estudantes, é composto por programação que inclui exposição de projetos, oficinas, minicursos e palestras.

De acordo com Mauro Tomazela, a iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio, mas também é aberto a todos os públicos. “Quem quiser conhecer a nossa escola pode vir e participar de todos os nossos eventos”, afirmou o diretor.

“O objetivo principal trazer as escolas para dentro da Fatec, para que elas saibam o que a gente tem aqui. No dia, eles poderão conhecer os laboratórios, os experimentos e tudo mais. A ideia é que a gente possa despertar na juventude o interesse em buscar qualificação profissional”, acrescentou.

Um grupo composto por professores e coordenadores da instituição acompanhará os visitantes por todo o campus da faculdade em dois períodos, às 14h e às 19h30. Os interessados que não fazem parte da rede de ensino podem procurar a unidade em um dos dois horários para se inscrever e participar.

Conforme anunciado, os participantes terão oportunidade de receber informações sobre os cinco cursos oferecidos pela escola.

“Além das informações sobre os cursos, os visitantes poderão conhecer os laboratórios, a fim de viabilizar o entendimento do motivo pelo qual essa unidade de ensino superior é considerada uma instituição tecnológica gratuita e de qualidade”, destacou o diretor.

A Fatec completa 12 anos de atividade, oferecendo os cursos tecnológicos de nível superior em automação industrial, gestão empresarial, manutenção industrial, gestão de tecnologia da informação e produção fonográfica, com aproximadamente 2.000 alunos.

Cite

As atividades do projeto “Fatec Aberta” fazem parte da programação da quinta edição do Circuito de Tecnologia, que começou na segunda-feira, 27, com o tema “Experiência Inovação e Empreendedorismo”.

As atividades ocorrem no período da manhã, das 8h às 12h; da tarde, das 14h às 17h; e da noite, das 19h às 22h. A cerimônia oficial de abertura aconteceu na segunda-feira, às 19h, no auditório da Fatec, com espetáculo preparado pelo Balleteatro Fred Astaire.

O grupo de dança apresentou performance montada a partir de uma composição eletrônica de autoria de Lucas Menegheti e Rafael Barros, respectivamente, professor e aluno do curso de produção fonográfica.

A abertura seguiu com palestra ministrada pelo gerente de confiabilidade de Guardian na América do Sul, Cleber Pires de Campos, falando sobre “o que o mercado espera de um profissional” (reportagem na próxima edição).

Nesta terça-feira, 28 (após o fechamento desta edição), aconteceria a palestra “Cidades Inteligentes”, ministrada por Flavio Amari, atual secretário de estado da Habitação de São Paulo.

O professor Arnaldo Gonçalves – coordenador do curso de gestão empresarial e um dos coordenadores do evento – ressaltou que a intenção do circuito é apresentar os produtos de trabalhos dos colegiados sob a forma de estandes de planos de negócios, protótipos, minicursos, oficinas e palestras alusivas aos temas inovação e empreendedorismo.

“É uma semana em que o aluno pode fazer uma reflexão sobre a vida profissional dele, ouvir a opinião de profissionais da área, como é o caso do Cleber Campos, que falou nesta noite (segunda-feira, 27), e várias palestras e ações que ocorrem de forma simultânea”, apontou o coordenador.

Gonçalves ressaltou que o Cite é realizado no final do semestre letivo, visando, ainda, chamar a atenção de potenciais alunos. Por isso, o evento é aberto para toda a comunidade e conta com a “Fatec Aberta”, encerrando a programação.

“O objetivo é divulgar os cursos, captar alunos, criar uma cultura em que o pessoal que está se formando possa mostrar para os alunos que estão começando qual é a importância que o curso teve na vida dele”, disse o coordenador.

“Além disso, a programação tem uma importância muito grande para os nossos alunos, é a nossa forma de oferecer habilidades para os estudantes. Ou seja, conhecimento a gente dá em sala de aula; as habilidades a gente desenvolve no CITE, um momento de aplicar o conhecimento de forma pratica. A gente tenta incentivar para que eles saiam preparados”, concluiu o coordenador.