A prefeitura – pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude -, a Comissão da Festa de São Jorge, o Lar Donato Flores e a Equipe Galo Véio realizam, neste final de semana, a tradicional Festa de São Jorge, edição 2019.
O dia de um dos santos mais populares do país é comemorado em 23 de abril, mas, em Tatuí, São Jorge está sendo homenageado neste domingo, 28.
A concentração dos cavaleiros está prevista para as 10h, na avenida Cônego João Clímaco, a Avenida das Mangueiras. De lá, a cavalgada parte por volta das 11h, passando pelas ruas 13 de Maio, Maneco Pereira, do Cruzeiro, 11 de Agosto, Coronel Guilherme e Santa Cruz até a avenida Donato Flores.
Os festeiros devotos, levando espadas e bandeiras em alusão ao santo, têm como ponto de chegada o recinto de festas do Lar Donato Flores, onde os cavaleiros devem receber a bênção pelo diácono Carlos José Mendes. A parte recreativa começa às 12h e segue até às 17h, com provas equestres de baliza, tambor e cadeira e shows ao vivo de moda de viola e “cultura raiz”.
Os participantes que se destacarem na cavalgada podem ser premiados em diversas categorias: comitiva com maior número de participantes, equipe mais organizada, conjunto visual (cavalo, traia e traje), cavaleiro mais idoso e mais jovem, amazonas, “cowboy”, “cowgirl”, muladeiro e charreteiro.
Há também provas equestres, como baliza, tambor e cadeira, com inscrições a serem feitas no local.
O evento possui praça de alimentação coberta, oferecendo variedade em salgados, churrasco, bebidas, além do tradicional almoço, com direto a costela no chão, tudo em prol às atividades do Lar Donato Flores, que desenvolve atendimento direto e a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
A animação do evento fica por conta de Alexandre de Jesus Bossolan. No palco, acontecem shows com apresentações musicais e danças típicas, com a presença de Tropeirinhos do Rancho, Thiago Trindade, Ivan & Anderson, Neyton Domingues (O Xonado do Brasil), Robson & Alaíse, Sandi Proença e Lavínia Bueno & Gabriel.
Conforme o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a Festa de São Jorge está crescendo a cada nova edição.
Segundo ele, a expectativa é de que, neste ano, mais de 500 devotos acompanhem a procissão. Além disso, mais de 2.000 pessoas são esperadas para a parte recreativa programada para o recinto.
Diante do público previsto, Sinisgalli revela a preocupação de ampliar o espaço para o desenvolvimento das atividades. O local, que antes era utilizado como estacionamento, agora comporta a praça de alimentação e o palco com as atrações musicais.
“Ampliamos o espaço, pois notamos que, a cada ano, cresce a presença de público, e o espaço estava ficando pequeno”, pontuou.
“Vemos a festa neste evento como um grande potencial turístico, cultural e religioso. Por isso, estamos querendo, gradualmente, ir crescendo com novas atrações e, quem sabe até, em um espaço maior”, completou.
Sinisgalli salienta que considera o evento “uma festividade turística, religiosa e cultural, até porque a Festa de São Jorge está presente no Hino de Tatuí”.
“É uma festa histórica, e na qual vemos um potencial turístico muito grande. Por isso, a cada ano, queremos evoluir mais. E o importante é que toda a renda é inteiramente em prol ao Lar Donato Flores”, declarou.
Sinisgalli destaca a mudança no cardápio. Em todos os anos, era oferecido um almoço caipira e, neste, a costela no chão, por R$ 25, a serem destinados ao Lar Donato Flores. “Neste ano, queríamos fazer uma coisa diferente”, comentou o secretário.
A costela no chão é preparada pela Equipe Galo Véio. O secretário conta que o grupo participa de vários eventos fechados no município e ressalta que “estão vindo voluntariamente para fazer algo em benefício ao Lar Donato Flores”.
Com o apoio da Guarda Civil Municipal e uma segurança privativa no local, a entrada ao recinto é gratuita. “É uma tarde de lazer para todas as famílias tatuianas”, concluiu Sinisgalli.